Bem-aventurado Luís Orione SANTO DO DIA 12/3
Dom Orione nasceu em 1872, em Pontecurone, Itália. É o fundador da Congregação dos Padres Orionitas, das Irmãzinhas Missionárias da Caridade, das Irmãs Sacramentinas Cegas e dos Eremitas de Santo Alberto. Hoje, a obra da Divina Providência encontra-se espalhada em numerosos países do mundo. Dom Orione foi um testemunho vivo do poder do amor que salva e faz maravilhas. São milhares e milhares as crianças e jovens deficientes físicos e mentais que recebem gratuitamente completa assistência nas obras da Divina Providência, espalhadas pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil (Pequeno Cotolengo, São Paulo). A obra da Divina Providência foi e continua sendo mantida por esmolas e doações. E jamais a Divina Providência faltou com sua ajuda e proteção. Dom Orione morreu em San Remo, Itália, no dia 12 de março de 1940. Foi beatificado por João Paulo II, no dia 26 de outubro de 1980. Oração Prece do abandono à Providência Deus, nosso Pai, vós dissestes: Não vos preocupeis com a vossa vida quanto ao que haveis de comer, nem com o vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis vós mais do que elas? Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6,25ss). Confiantes nestas palavras queremos hoje abandonar-nos à vossa Providência e tudo fazer para que o vosso Reino chegue até nós e nos liberte da ânsia de acumular, de reter, de ter mais, de garantir os nossos interesses egoístas e individualistas.
Marianela Garcia Villas SANTA DO DIA 13/3
Marianela García Villas foi a fundadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos de El Salvador, vice-presidente da Federação Internacional de Direitos do Homem e membro da Pax Christi Internacional. Foi assassinada pelo exército, em 1983, aos 34 anos. Na ocasião de sua morte, ela se encontrava junto a 90 camponeses, lutando para libertá-los. Marianela foi uma mulher salvadorenha reconhecida e premiada internacionalmente por sua luta em favor do povo oprimido de El Salvador, luta compartilhada por tantos outros que também deram testemunho com a própria vida, vivificando com seu sangue a Igreja em El Salvador. Entre tantos, enumeramos: Oscar Romero, Silvia Maribel Arriola, Octavio Ortiz Luna, Roberto Antonio Orellana. Jorge Alberto Gomez, David Alberto Caballero, Angel Morales, Rutilo Grande, Manuel Solorzano, Nelson Rutilio Lemos, Afonso Navarro Oviedo, Luisito Torres, Rafael Palacios, José Othmaro, Manuel Reyes Monico, Ernesto Abregó. Oração Prece dos pobres de Deus perseguidos Deus, nosso Pai, dá-nos hoje o pão nosso de cada dia: o pão nosso de uma verdadeira liberdade de imprensa, o pão da liberdade de associação e organização, o pão de poder estar em casa e fora de casa sem sermos seqüestrados; o pão de não ter que procurar lugar para nos esconder; o pão de sair à rua sem ver metralhadoras e pelotões; o pão da igualdade, o pão da alegria, o pão da dignidade humana ... O pão dos títulos de terra para todos os camponeses, o pão da moradia para todos os ajuntamentos humanos da capital; o pão do leite para todas as crianças de dois anos que padecem de desnutrição e fome, o pão da assistência médica para todos os que vivem no campo.
Santa Matilde SANTA DO DIA 14/3
Nasceu em 895. Casou-se com Henrique, rei da Germânia (919-936), com o qual conviveu vinte anos em grande harmonia. Foi uma das primeiras mulheres da nobreza a sentar-se num banco escolar e aprender a ler e escrever. Com a morte do marido em 936, Santa Matilde teve seus bens confiscados e foi obrigada a retirar-se a um convento de Vestefália. Foi acusada por suas prodigalidades em relação aos pobres, mas o real motivo de seu exílio foi político. Santa Matilde não queria que Oton, seu filho mais velho, fosse rei. Sua preferência era pelo filho Henrique, seu protegido. Mais tarde, Oton, na qualidade de primeiro soberano do Sacro Império Romano-Germânico, e Henrique, duque da Baviera, de comum acordo anistiaram a mãe, restituindo-lhe a liberdade e os bens. Santa Matilde empregou então seu rico patrimônio a serviço dos necessitados: construiu hospitais, mosteiros, igrejas. Por isso é representada com uma igreja e uma carteira na mão; da carteira sai rios de moedas, simbolizando sua caridade para com os necessitados. Morreu no convento de Quedlinburg, no dia 14 de março de 968. Foi sepultada ao lado do marido. Oração Prece da humildade e simplicidade de vida Deus, nosso Pai, reinar convosco é servir. No Reino do vosso Filho é maior aquele que serve. Dai-nos, pois, um espírito sábio, inteligente, penetrante, amigo do bem, firme, seguro, sereno e amigo dos homens. Como Salomão, e a exemplo de Santa Matilde que passou fazendo o bem possamos dizer: Também eu sou um homem mortal, igual a todos, filho do primeiro que a terra modelou, feito de carne, no seio de uma mãe, onde, por dez meses, no sangue me solidifiquei, de viril semente e do prazer, companheiro do sono. Ao nascer, também eu respirei o ar comum. E, ao cair na terra que a todos recebe igualmente, estreei minha voz chorando, igual a todos. Criaram-me com carinho, entre cueiros. Nenhum rei começou de outra maneira; idêntica é a entrada de todos na vida, e a saída (Sabedoria 7,1-6). Dai-nos Senhor, nós vos suplicamos, a vossa sabedoria.
Santa Luísa de Marillac (Religiosa) SANTA DO DIA 15/3
Santa Luísa de Marillac e São Vicente de Paulo são os fundadores das Filhas de Caridade (1633). Às Irmãs de Caridade, São Vicente dizia: "Vocês têm por mosteiro a casa dos enfermos; por cela, um quarto alugado; por capela, a Igreja paroquial; por claustro, as ruas da cidade; por clausura, a obediência; por grade, o temor de Deus; por véu, a santa modéstia". Aos l4 anos, Santa Luísa de Marillac ficou órfã de pai. Logo cedo teve de enfrentar a vida. Desejava ingressar na vida religiosa, mas acabou casando e tendo um filho. São Francisco de Sales acompanhou-a por muito tempo em suas dificuldades matrimoniais. Tinha 34 anos quando ficou viúva. São Vicente de Paulo orientou-a em suas crises de fé e a curou de seus escrúpulos, tornando-a sua principal colaboradora. Por 35 anos, Santa Luísa de Marillac esteve ao lado dos idosos abandonados, dos doentes anormais, dos desequilibrados e marginalizados pela sociedade. Morreu no dia 15 de março de 1660. Oração Prece da confiança dos esquecidos Deus, nosso Pai, Jesus, vosso Filho, continua ainda hoje sendo rejeitado na pessoa, dos mais pobres entre os pobres deste mundo: os idosos abandonados pelas famílias em asilos, quando não esquecidos dentro de casa e pelas ruas; os doentes mentais entregues à própria sorte; os condenados a uma morte sempre adiada, padecendo nesta espera lenta toda sorte de dores e de sofrimentos. Como Jesus são levados à morte fora dos muros da Cidade Santa, para não manchar a majestade de nossos templos, ruas e avenidas e não sujar nossos negócios e nossa vidinha nem sempre decentes. Tende misericórdia de nós, Senhor, porque em Jesus julgastes o mundo segundo suas obras de misericórdia: ... Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me (Mateus 25,31ss).
São Julião de Anarzabus (Mártir) SANTO DO DIA 16/3
Tinha 18 anos e era filho de um senador quando foi preso por ser cristão, durante o reinado de Diocleciano. Resistiu a tormentos, foi depois submetido a um período em que tentaram pervertê-lo por métodos suaves, foi depois conduzido por vilas e aldeias da região, para que todos os pagãos zombassem dele. Mas nada o demoveu de sua fidelidade a Jesus Cristo. Foi, afinal, lançado ao mar, dentro de um saco, com serpentes venenosas e escorpiões.
São Patrício (Bispo) SANTO DO DIA 17/3
São Patrício é chamado o apóstolo da Irlanda. Nasceu provavelmente na Escócia, em 385. Aos 16 anos, foi levado prisioneiro à Irlanda e vendido como escravo. Ali aprendeu a língua e os costumes. Após seis anos de tentativas, conseguiu fugir da Irlanda, para onde voltaria como pregador do Evangelho. São Patrício andou pela França, onde viveu uma temporada com São Martinho, no mosteiro de Marmontier; passou também por Lerins (sul da França). Finalmente, sob a direção de São Germano, fez os estudos de teologia e foi ordenado sacerdote. Foi a Roma e recebeu a sagração das mãos do papa São Celestino, sendo enviado para a Irlanda em 432. Tinha cerca de cinquenta anos. Sua evangelização alcançou resultados inesperados e surpreendentes. Ao morrer, 30 anos mais tarde, toda a Irlanda já havia se convertido. Isto ocorreu graças ao método que ele adotou, fundando mosteiros e tornando-os verdadeiros centros de evangelização. Incentivou e formou um clero local. Criou pequenas comunidades. Organizou um tipo de pastoral que se adaptasse aos costumes e tradições populares, sem violência e sem confissão sangrenta da fé, conclamando líderes políticos, líderes populares e o povo inteiro à conversão... São Patrício morreu por volta do ano 461, em Ulster. Continua sendo um dos santos mais populares e venerados na Irlanda. Oração Prece da palavra que é luz Deus, nosso Pai, Jesus vosso Filho é a luz do mundo. Quem o segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida! Fazei-nos Senhor, caminhar na claridade da vossa luz e vos buscar na alegria, na esperança que nos concedeis pela fé. São Patrício confiou na força e no poder do Evangelho que move e converte os corações. Que a palavra semeada em nossos corações produza abundantes frutos e transforme a nossa vida. Transforme-a num hino de louvor a vós que nos chamais a participar de vossa glória já aqui neste mundo. E a vossa glória é que o homem viva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário