domingo, 31 de março de 2013

SANTO-DO DIA 31/3 - SÃO BENEDITO( CONFESSOR)

É, certamente, um dos santos mais populares do Brasil, cuja devoção nos foi trazida pelos portugueses. Nasceu por volta do ano 1526, em São Filadelfo, nas proximidades de Messina, na Silícia. Filho de escravos, foi alforriado por Manasseri, um professor siciliano. São Benedito, chamado Santo Mouro, era negro. Trabalhou como pastor de rebanhos e, com o fruto de seu trabalho, provia o próprio sustento e ajudava os pobres. Aos 21 anos, a convite de Jerônimo Lanza, tornou-se eremita. Após a morte de Jerônimo, foi escolhido para superior do eremitério. Com a extinção do eremitério por Pio IV, o Santo Mouro passou a viver como irmão leigo no convento de Santa Maria de Jesus, dos frades Capuchinhos. Ali exerceu por muito tempo o ofício de cozinheiro. Em 1578 foi nomeado guardião ou superior do convento, cargo que aceitou com muita resistência por ser analfabeto. Foi admirado por todos, a todos dedicando profundo respeito, amor desinteressado, condescendência pelas faltas e fraquezas alheias, zeloso e carinhoso com os doentes e necessitados, terno e sábio. Possuía o dom de penetrar as mentes e os corações. A tradição popular enriqueceu sua vida com numerosos milagres. Terminou os seus dias como cozinheiro. Morreu no dia 4 de abril de 1589. Oração Prece do discernimento do Espírito Deus, nosso Pai, São Benedito deu-nos exemplos de respeito para com o próximo, amando-o desinteressadamente, aceitando-o e tolerando as suas fraquezas humanas. Amparou os necessitados e a todos enriqueceu com a sabedoria. Nós vos pedimos: dai-nos a simplicidade de vida, o discernimento do Espírito, a coerência entre o que somos e fazemos. Assim, possamos participar e comungar do vosso Reino, pois aos simples revelais o vosso Evangelho de amor. 

sábado, 30 de março de 2013

SANTO DO DIA 30/3 SÃO ZÓZIMO

São Zózimo nasceu na Silícia. Aos sete anos, os pais o levaram para o mosteiro de Santa Lúcia, em Siracusa. Foi encarregado da guarda do túmulo da mártir Santa Lúcia. Um dia, entretato, com saudade de casa, fugiu do mosteiro. Reprovando tal atitude, seus pais o levaram de volta ao abade Fausto, que o recebeu carinhosamente. Permaneceu na mesma função: guardar o título da santa. Mais tarde tornou-se abade do convento de santa Lúcia de Siracusa e por treze anos ficou à frente de seu povo. Morreu no dia 30 de março de 662. Ë invocado contra a peste. Oração Prece do perdão de nossos pecados Deus, nosso Pai, São Zózimo vos serviu na simplicidade de vida, no total abandono de si em favor dos semelhantes. Por isso vos pedimos perdão por sermos o chão que se recusa a acolher em si a simplicidade e a gratuidade da semente, que se nega à fecundidade, ao poder e à força de seu húmus bom. Perdão, Senhor, por sermos a terra que em si se fecha e se nega aos frutos, quando tão simples e gratificante é conceber por amor. Perdão, Senhor, por sermos a chuva que se nega a cair, que nega à terra o riso das folhas, flores e frutos, e esconde nas mãos o crescimento das sementes e a maturação dos grãos, chuva que se nega perder-se na terra, quando tão simples e gratificante é servir por amor. 

sexta-feira, 29 de março de 2013

SANTO DO DIA 29/3 SANTO EUSTÁQUIO

Viveu pelo fim do século VI. Ingressou no mosteiro de Luxeuil, fundado e dirigido por São Columbano, monge irlandês. Mais tarde, deixou Luxeuil e, juntamente com São Gal e São Columbano, fundou o mosteiro de Bregentz, Suíça. Retorna como abade ao mosteiro de Luxeuil, a fim de defender os monges e o mosteiro, ameaçados de expulsão por usurpadores. Conseguiu a posse do mosteiro, restaurou a disciplina monástica, conseguiu também defender a Regra de São Columbano das acusações de Agrestino, monge dissidente que queria a extinção do mosteiro de Luxeuil. Estabeleceu no mosteiro o coro perpétuo, dia e noite, com mais de 600 monges que cantavam sem cessar louvores ao Senhor. No fim de sua vida foi acometido por cruéis sofrimentos. Morreu em Luxeuil, em 629, com aproximadamente 60 anos. Oração Prece do serviço e gratuidade de vida Deus, nosso Pai, vosso Filho Jesus disse: Sabeis que aqueles que vemos governar as nações as dominam, e os seus grandes as tiranizam. Entre vós não deverá ser assim: ao contrário, aquele que dentre vós quiser ser grande, seja o vosso servidor, e aquele que quiser ser o primeiro dentre vós, seja o servo de todos. Pois o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate por muitos (Marcos 10,41-45). Fazei-nos, Senhor, mansos e humildes de coração e não nos arroguemos àquilo que cabe somente a vós: o poder, a glória e o domínio sobre tudo o que existe. Livrai-nos da hipocrisia, que torna nossos corações duros e perversos com os outros e cheios de concessões e de tolerância para conosco mesmos. 

quinta-feira, 28 de março de 2013

SANTA DO DIA 28/3 - GISELA

Era filha do duque bávaro Henrique, o Briguento. Santa Gisela nasceu por volta de 985. Apesar de sentir-se inclinada à vida religiosa, casou-se com Estevão, filho de Geiza, rei da Hungria, sendo coroada a primeira rainha cristã dos húngaros. Exerceu grande influência espiritual em seu esposo que veio a se converter à fé cristã. Houve grande incremento do cristianismo, que ganhou numerosos templos artisticamente ornados. Santa Gisela conheceu o sofrimento e dor, seja pela morte de seu primeiro filho, aquele que ia ser o sucessor no trono, seja pela morte de seu marido. Após a morte deste, foi perseguida, teve seus bens confiscados, foi presa e maltratada. Em 1402, foi libertada da prisão por Henrique III. Voltou para sua terra natal e fez-se benditina no mosteiro de Niedernburg. Foi eleita a terceira abadessa-princesa, governando a abadia até 1065, data da sua morte. Oração Prece da comunhão e participação Deus, nosso Pai, vós sois o mistério de comunhão e de participação. Vós existis para o Filho e o Filho existe para vós. O Espírito Santo é o vosso próprio amor, amor que nos envolve no mistério de comunhão e participação. Nós cremos, ó Deus, nosso Pai, e pela força do vosso Espírito, cremos que Jesus Cristo é a manifestação do vosso amor no meio de nós. Ë o Deus-conosco. É nele que vós nos revelais o sentido de nossa vida: romper - não com as nossas, mas com as vossas forças - as cadeias do egoísmo, e abrir nossos corações para acolher os nossos irmãos! 

quarta-feira, 27 de março de 2013

SANTO DO DIA - SÃO JOÃO DO EGITO

Nasceu por volta do ano 305. De família pobre logo teve de enfrentar a vida como carpinteiro. Aos 25 anos, deixou tudo e abraçou a vida solitária. Contam-se coisas extraordinárias a respeito de sua obediência. Tinha como guia espiritual um santo e velho eremita. Um dia, para pôr à prova sua obediência, mandou que regasse um galho seco fincado no chão. E isto ele o fez por mais de um ano. Como se tal não bastasse, pediu-lhe também que movesse um enorme rochedo. São João do Egito tudo cumpriu com solicitude e humildade. Depois da morte do velho ermitão, São João refugiou-se numa montanha na região de Licópolis. Ali construiu três celas que se comunicavam entre si: uma para dormir, outra para as refeições e o trabalho e a última para orações. Viveu ali 40 anos, abençoando o povo que ia à sua procura. São João morreu por volta do ano 374, com 89 anos de idade. É chamado o "Profeta do Egito". Oração Prece da páscoa da nossa libertação Deus, nosso Pai, São João do Egito vos buscou na solidão. O nosso coração também anseia por vós. Na obediência ao Evangelho queremos celebrar, mediante nossa vida, a páscoa da nossa libertação. Em Jesus nos mostrastes o caminho que devemos seguir: amar-nos uns aos outros, perdoar e rezar pelos que nos ofendem, lavar os pés uns dos outros, servir desinteressadamente, buscar a união, a paz e a fraternidade, repudiando tudo aquilo que nos possa dividir e separar. Que hoje a nossa vida seja o testemunho vivo de tudo aquilo que em vosso nome professamos. Pois não são aqueles que dizem "Senhor", "Senhor", que entraram no Reino dos Céus, mas os que cumprem a vossa verdade. 

segunda-feira, 25 de março de 2013

SANTO DO DIA 25/3 - SÃO DIMAS

O Evangelho fala pouco do Bom Ladrão do Calvário, bem como de muitos outros personagens. Todavia, a Tradição nos guardou seu nome, e, embora os críticos o tenham posto em dúvida, a ponto da Sagrada Congregação dos Ritos, em 1724, ordenar que o Ofício e Missa do Grande Santo fossem sob o nome de BOM LADRÃO apenas, sem contestar, todavia, o nome que a tradição plurissecular nos guardou de SÃO DIMAS. É uma sábia reserva da Igreja que não veio absolutamente prejudicar a tradição. Continuamos, pois com os Santos Padres e as tradições que vêm do segundo século, a chamar ao Bom Ladrão, DIMAS, SÃO DIMAS. Quem era este Santo original, único, privilegiado que mereceu a honra de ser canonizado pelo Próprio Divino Salvador na hora solene de nossa Redenção? Foi antes da cruz, um bandido perigoso da Palestina. De uma família de ladrões. Seu pai era chefe de bandidos. Diversos Santos Padres e Autores, afirma ter sido Dimas um dos mais perigosos bandidos da Judéia. Pelo suplício da cruz que mereceu, bem se vê que grande criminoso deveria ter sido, porque este horrível suplício estava reservado somente aos grandes criminosos e aos escravos. Dimas, segundo muitos autores, não era judeu de nascimento. É opinião de STO. AGOSTINHO e de SÃO JOÃO CRISÓSTOMO e de EUZËBIO. Um dos sábios colecionadores das tradições cristãs, o Bispo EQUILIUM, afirma de modo absurdo que o Bom Ladrão era egípcio. Exercia o banditismo nos desertos de passagem para o Egito e aí, segundo a tradição, conheceu a Sagrada Família, e deu abrigo ao Menino Jesus protegendo Maria e S. José. Alguns Doutores e Santos Padres como S. CIRILO são de opinião que não se trata de uma lenda, mas de uma tradição venerável já do primeiro século. DIMAS recebeu em sua casa a Sagrada Família que fugia da perseguição de HERODES. Embora um celerado tinha por costume nunca roubar, nem matar, crianças, velhos e mulheres. Há muitas lendas e belas tradições dos Evangelhos apócrifos em torno da passagem da Família Sagrada pelo deserto. Todavia não podemos nos apegar senão às Tradições mais veneráveis e confirmadas por sérios Autores. Três coisas parecem bem confirmadas: PRIMEIRA ? Dimas foi célebre ladrão, perigoso bandido e um fratricida. Exerceu o banditismo na Judéia. SEGUNDA ? Era de origem egípcia, pagão, e não Judeu. "SOBRE A CRUZ, diz São João Crisóstomo, DOIS LADRÕES, IMAGEM DOS JUDEUS E DOS GENTÍOS. O LADRÃO PENITENTE, A IMAGEM DO PAGANISMO, ANDANDO PRIMEIRAMENTE NO ERRO, E VOLTANDO PARA A VERDADE. O QUE PERMANECE LADRÃO ATÉ A MORTE É A IMAGEM DOS JUDEUS ATÉ A HORA DA CRUCIFIXÃO ANDARAM ELES PELO CAMINHO DO CRIME. A CRUZ PORÉM OS SEPARA". TERCEIRA - Finalmente: É certo que abrigou a Sagrada Família no deserto e a protegeu até a entrada no Egito. O nome DIMAS é conhecido desde o segundo século, e o grande Teólogo SALMERON, afirma que segundo as tradições mais antigas por ele estudadas cuidadosamente, os nomes dos dois ladrões do Calvário eram GESTAS e DIMAS. O Martirológio Romano diz apenas no dia 25 de Março: "EM JERUSALÉM COMEMORAÇÃO DO BOM LADRÃO QUE NA CRUZ PROFESSOU A FÉ DE JESUS CRISTO E MERECEU OUVIR ESTAS PALAVRAS: HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAISO". O Sábio CARDEAL BARONIO faz esta observação: "Quase todos o chamam Dimas". O nome foi tirado dos Evangelhos apócrifos, e por isto foi omitido no Martirológio, mas não obstante, existe um certo número de altares e Igrejas com o nome e invocação de SÃO DIMAS. Foi apenas para evitar os ataques dos hipercríticos que a Sagrada Congregação dos Ritos, em 1724, suprimiu o nome de Dimas, e diz simplesmente o BOM LADRÃO. Deu permissão para que fosse rezada a Missa e recitado o Ofício do Bom Ladrão à Ordem das Mercês, aos Teatinos, e a muitos Conventos e Dioceses. A sábia reserva da Igreja diz, Mons. GAUME, em nada veio prejudicar a Tradição, e podemos e devemos invocar o BOM LADRÃO com o nome de SÃO DIMAS. Oração Prece de confiança na divina misericórdia SÃO DIMAS, que tiveste a felicidade de ouvir dos lábios de Jesus Crucificado esta palavra de salvação: hoje estarás comigo no Paraíso, e que, cheio de uma grande confiança no amor misericordioso de Jesus, ousaste pedir: "SENHOR, LEMBRAI-VOS DE MIM QUANDO ENTRARDES EM VOSSO REINO" e alcançaste a misericórdia e o perdão que vos transformou num santo e num mártir; glorioso SÃO DIMAS, a vossa fé viva e a vossa contrição na hora derradeira, vos valeram tamanha graça. Também nós pobres pecadores, pelas chagas de Jesus crucificado e pelas dores de vossa Mãe, Maria Santíssima, vos rogamos e esperamos alcançar a divina misericórdia na vida, e sobretudo na hora da morte. E para que tamanha graça nos seja concedida, imploramos a vossa valiosa proteção. Ó São Dimas, foste o bom Ladrão que, roubando o céu e conquistando o Coração agonizante e misericordioso de Jesus, vos tornaste o modelo da confiança, e dos pecadores, arrependidos. Valei-nos, São Dimas, em todas as nossas aflições e necessidade temporais e espirituais! Sobretudo naquela hora derradeira, quando chegar nossa agonia, pedi a Jesus crucificado e morto para nossa salvação, possamos ter o vosso arrependimento e confiança, e também, como vós, ouvir a consoladora promessa: "HOJE ESTARÁS COMIGO NO PARAÍSO". 

domingo, 24 de março de 2013

SANTO DO DIA 24/3 - OSCAR ROMERO

Oscar Arnulfo Romero Y Gadamez nasceu em 15 de agosto de 1917, em Barrios, a uns 200km de San Salvador. Era o arcebispo de EL Salvador. Foi assassinado no dia 24 de março de 1980, enquanto oficiava uma missa na capela do Hospital da Divina Providência. Sua ação pastoral visava ao entendimento mútuo entre os salvadorenhos. Para ele, era preciso mudar a realidade injusta e opressiva e evitar uma guerra civil. Denunciava, através de escritos e homilias, os detentores do poder, cujos mecanismos de repressão semeava o pânico, a violência e a morte entre a população mais carente. Criticava duramente tanto a inércia do governo, as interferências estrangeiras, como as injustiças praticadas pelos grupos "revolucionários". Certo dia, ao ver o exército cercando a catedral para intimidá-lo, afirmou: Como deve ser mau este sistema que é capaz de lançar o pobre contra o pobre, o camponês com uniforme do exército com o camponês trabalhador. (Apud Pe. Ferrari M.P. e equipe, O martírio na América Latina, Ed. Loyola, São paulo, p.34.) Oração Prece da fé no Deus da libertação Cremos em Deus, nosso Pai. Ele nos criou livres e caminha junto com o povo na sua luta de libertação. Cremos em Cristo crucificado novamente na dor dos pobres, dor capaz de golpear e esclarecer a consciência dos homens e dos povos, dor que leva necessariamente à ressurreição. Cremos no poder do espírito santo, capaz de suscitar a generosidade que levou ao martírio nossos melhores irmãos. Cremos na Igreja porque é convocada por Jesus e pelo Espírito Santo; porque, ao reunir-nos, Jesus está conosco; ao nosso lado está nossa mãe Maria, signo de fidelidade ao Senhor. Cremos na comunidade eclesial como lugar onde realizamos o ideal cristão e a partir de onde o proclamamos com força e com verdade... 

sábado, 23 de março de 2013

SANTO DO DIA 23/3 - SÃO TURÍBIO

São Turíbio é chamado de "Apóstolo do Peru" e de "Novo Ambrósio". Nasceu em Mayorga, Espanha, em 1538, e morreu no dia 23 de março de 1606, numa quinta-feira santa. Era descendente de nobres de Leão. Estudou em Valladolid, Salamanca e Santiago de Compostela. Foi bacharel em Direito e membro da Inquisição (1573). Em 158l, tornou-se arcebispo de Lima, Peru. Sua jurisdição estendia-se por Cuzco, Cartagena, Popayán, Assunção, Caracas, Bogotá, Santiago, Concepción, Córdoba, Trujillo e Arequipa. Por três vezes visitou sua diocese, anunciando o Evangelho, administrando os sacramentos e lutando ao lado dos índios em defesa de sua dignidade. Obrigou o clero a se instruir, restaurou a disciplina, construiu escolas, igrejas, e fundou em Lima o primeiro seminário da América Espanhola. Ao morrer, fez questão de receber o viático numa Capelinha indígena. Nos últimos instantes de sua vida, pediu que fossem cantados os Salmos 116 e 31. Oração Prece do Deus justo e clemente ... O Senhor é clemente, nosso Deus é compassivo; o Senhor protege os simples: eu fraquejava e ele me salvou. Volta ao repouso, ó minha alma, pois o Senhor foi bondoso contigo: libertou minha alma da morte, meus olhos das lágrimas e meus pés de uma queda. Caminharei na presença do Senhor, na terra dos vivos. Eu tinha fé, mesmo ao dizer: "Estou por demais arrasado!" Em meu apuro eu dizia: ?Os homens são todos mentirosos! Como retribuirei ao Senhor todo o bem que me fez? Erguerei o cálice da salvação, invocando o nome do Senhor. Cumprirei meus votos ao Senhor, na presença de todo o seu povo! Ë valiosa aos olhos do Senhor a morte dos seus fiéis. Senhor, porque sou teu servo, teu servo, filho de tua serva, rompeste os meus grilhões. Vou oferecer-te um sacrifício de louvor, invocando o teu nome, Senhor?.(cf. Salmo 116). 

sexta-feira, 22 de março de 2013

SANTA DO DIA 22/3- SANTA CATARINA DE GÊNOVA

Nasceu em Gênova, em 1447. Seu pai era vice-rei da cidade. Aos 13 anos ingressou num mosteiro dedicando a vida a Deus. Seus pais, entretanto, tinham motivos suficientes para tirá-lo do mosteiro: a reconciliação, por meio do casamento, com a rica família de Juliano Adorno, até então adversários. Santa Catarina viveu 13 nos casada com um homem dado ao prazer e à ambição e que, aos poucos, dilapidou todos os seus bens. Graças, entretanto, às suas orações, converte-se e ingressa na Ordem Terceira de São Francisco. Santa Catarina entregou-se à oração e ao serviço dos doentes num hospital de Nápoles. Durante os anos 1497 e 1501, percorria as ruas da cidade ajudando as vítimas das pestes. Deixou alguns escritos, nos quais descreve seu itinerário espiritual. Nos últimos nove anos de vida, foi visitada por cruéis sofrimentos. No leito de dor ela dizia: "Que esta paixão seja bem-vinda, como bem-vindo seja o sofrimento que Deus me enviar. Pois há 36 anos que me iluminais, ó meu amor; vou para vós com acabrunhante dor interna e externa, oprimida da cabeça aos pés, a tal ponto que não creio que um corpo humano, por robusto que seja, possa suportar esse terrível tormento...? Morreu no dia 15 de setembro de 1510. Oração Prece do sofrimento e confiança em Deus Deus, nosso Pai, nós vos pedimos por aqueles que estão enfermos, especialmente nossos parentes, amigos e conhecidos. Por aqueles que no sofrimento sentem-se abandonados e carregam a cruz sozinhos em meio a dor e ao desespero. Sejamos misericordiosos e compassivos para juntos sofrermos e suplicarmos a vós força e aceitação do mistério da dor. Neste momento de paixão e morte, nos console a esperança da ressurreição já, aqui e agora. Ressurreição que é acreditar que em vós vivemos, somos e nos movemos; que a morte não tem poder sobre os que em vós esperam! 

quarta-feira, 20 de março de 2013

SANTO DO DIA 20/3 - SANTO AMBRÓSIO DE SENA

Nasceu em Sena, Toscana, em l220. Conta-se que Santo Ambrósio nasceu anormal, com os braços colados ao corpo, as pernas coladas às coxas e o rosto desproporcional. Certo dia um peregrino disse à ama de leite que o trazia nos braços: Mulher, não escondas o rosto desta criança, porque será a luz e a glória desta cidade. Não passou muito tempo foi curado milagrosamente. Ingressou na Ordem dos Pregadores, fez os estudos de filosofia e teologia em Paris, tendo por mestres Santo Alberto Magno e Santo Tomás de Aquino. Foi enviado à Alemanha como mediador da paz entre várias famílias em conflito. Regressou a Sena e alcançou de Gregório X a supressão de um interdito que havia recaído sobre a cidade. Gregório X confiou-lhe ainda outras missões de paz pela Itália. Acusado de impostor e de ambicioso por um poderoso senhor, respondeu-lhe: Deus se chama rei da paz. É por isso que cada um deve desejar a paz com o próximo. Deus não a concede senão aos que a concedem de bom coração aos outros. O que eu faço não é por mim mesmo, mas pela vontade daquele que tem poder sobre mim. Agora, pois, se é por minha causa, se é que vos perturbo, peço-vos perdão... Oração Prece do perdão às ofensas Senhor Jesus Cristo, por vossa grande providência e solicitude que continuamente tendes para conosco, eu vos peço: Interponhais vosso poder nesta vingança planejada. Que ela seja reservada a vós, a fim de que todos conheçam que a punição das ofensas não pertence a ninguém, senão a vós somente, e a fim de que as paixões não impeçam o conhecimento da vossa justiça. 

terça-feira, 19 de março de 2013

SANTO DO DIA 19/3 - SÃO JOSÉ

São José é o padroeiro da Igreja Universal, o advogado dos lares cristãos e o modelo dos operários. Assim como Abraão e os patriarcas, José aguardava ansiosamente o cumprimento das promessas de Deus, entretanto, realiza suas promessas provando-o na fé. Com efeito, São José está comprometido com Maria, que fica grávida de um filho que não é dele. Não entende o que se passa. Vacila. Fica confuso e agoniado, mas acolhe a Palavra que lhe ordena tomar Maria como esposa e acolher o Menino que vai nascer. O próprio nascimento de Jesus não pôde ser programado. O Menino nasce em um estábulo, em meio a animais, à margem da sociedade. Os que vêm prestar-lhe culto é gente estranha, moradores fora das fronteiras de seu país. Não bastasse isso, Jesus é ameaçado de morte. José é obrigado a deixar a terra natal e fugir para o Egito. No Egito, luta arduamente para sobreviver numa terra estrangeira na clandestinidade. Aguarda o momento do regresso, quando a vida de Jesus não mais estiver ameaçada. Todavia, a vida do Messias estará sempre ameaçada durante todos os seus dias, até sua morte, e continua ameaçada ainda hoje, nas pessoas daqueles que lutam pela implantação do Reino na face da terra. Oração Prece do homem justo A vós, São José, recorremos em nossas tribulações, e depois de ter implorado o auxílio de vossa Santíssima Esposa, cheios de confiança solicitamos também o vosso patrocínio. Por esse laço sagrado de caridade que vos uniu à Virgem Imaculada, Mãe de Deus, e pelo amor paternal que tivestes ao Menino Jesus, ardentemente vos suplicamos que lanceis um olhar benigno sobre a herança que Jesus Cristo conquistou com seu sangue, e nos socorrais em nossas necessidades com o vosso auxílio e poder. Protegei, ó Guarda providente da Divina Família, o povo eleito de Jesus Cristo. Afastai para longe de nós, Pai amantíssimo, a peste do erro e do vício. Assisti-nos do alto do céu, o nosso fortíssimo sustentáculo, na luta contra o poder das trevas; e assim como outrora salvastes da morte a vida ameaçada do Menino Jesus, assim também defendei agora a Santa Igreja de Deus contra as ciladas do seus inimigos e de todas as adversidades. Amparai a cada um de nós com o vosso constante patrocínio, a fim de que, a vosso exemplo e sustentados com o vosso auxílio, possamos viver virtuosamente, morrer piedosamente e obter no céu a eterna bem-aventurança. Assim seja! 

segunda-feira, 18 de março de 2013

SANTO DO DIA 18/3 SÃO CIRILO DE JERUSALÉM


São Cirilo nasceu em 315 e foi educado em Jerusalém. Em 345 foi ordenado sacerdote e, em 348, bispo de Jerusalém. Foi um ardoroso defensor da fé contra os ataques do arianismo. Por três vezes foi exilado pelos imperadores Constâncio e Valente. Participou do III Concílio Ecumênico de Constantinopla. Seu último exílio foi o mais duro e cruel, obrigando-o por onze anos, a vagar pelas cidades da Ásia e outras regiões do Oriente. Dos 27 anos em que esteve à frente da Igreja de Jerusalém, 16 anos ele passou no exílio. Deixou escrito as Catequeses, em que expõe a verdadeira doutrina da fé e os ensinamentos da Sagrada Escritura. Sobre a Eucaristia, ele afirmava: Sob a forma de pão é o corpo que te é dado e, sob a forma de vinho, o sangue; de tal maneira que, ao receberes o corpo e sangue de Cristo, te transformas, com ele, num só corpo e num só sangue. (Apud José Leite, S.J., Vol. I,p.243) Oração Prece da vida partilhada Deus, nosso Pai, vosso desejo é que todos os homens se reúnam em torno de uma única mesa e partilhem os bens recebidos. Hoje, Senhor, nós vos agradecemos pelo dom que nos destes em Jesus Cristo, vosso Filho. É nele e por ele que recebemos graças, dons sobre dons. Vós nos amais tanto que em Jesus armastes a vossa tenda no meio dos homens. Sois vós que dissestes: Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim, nunca mais terá fome, e o que crê em mim, nunca mais terá sede. Senhor, nós vos suplicamos: tornai-nos também, Eucaristia viva, pão repartido, sangue derramado. 

SANTOS DOS DIAS 12, 13, 14, 15, 16 E 17/3/2013


Bem-aventurado Luís Orione  SANTO DO DIA 12/3


Dom Orione nasceu em 1872, em Pontecurone, Itália. É o fundador da Congregação dos Padres Orionitas, das Irmãzinhas Missionárias da Caridade, das Irmãs Sacramentinas Cegas e dos Eremitas de Santo Alberto. Hoje, a obra da Divina Providência encontra-se espalhada em numerosos países do mundo. Dom Orione foi um testemunho vivo do poder do amor que salva e faz maravilhas. São milhares e milhares as crianças e jovens deficientes físicos e mentais que recebem gratuitamente completa assistência nas obras da Divina Providência, espalhadas pelo mundo inteiro, inclusive no Brasil (Pequeno Cotolengo, São Paulo). A obra da Divina Providência foi e continua sendo mantida por esmolas e doações. E jamais a Divina Providência faltou com sua ajuda e proteção. Dom Orione morreu em San Remo, Itália, no dia 12 de março de 1940. Foi beatificado por João Paulo II, no dia 26 de outubro de 1980. Oração Prece do abandono à Providência Deus, nosso Pai, vós dissestes: Não vos preocupeis com a vossa vida quanto ao que haveis de comer, nem com o vosso corpo quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento e o corpo mais do que a roupa? Olhai as aves do céu: não semeiam, nem colhem, nem ajuntam em celeiros. E, no entanto, vosso Pai celeste as alimenta. Ora, não valeis vós mais do que elas? Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas as coisas vos serão acrescentadas (Mateus 6,25ss). Confiantes nestas palavras queremos hoje abandonar-nos à vossa Providência e tudo fazer para que o vosso Reino chegue até nós e nos liberte da ânsia de acumular, de reter, de ter mais, de garantir os nossos interesses egoístas e individualistas. 


Marianela Garcia Villas  SANTA DO DIA 13/3



Marianela García Villas foi a fundadora e presidente da Comissão de Direitos Humanos de El Salvador, vice-presidente da Federação Internacional de Direitos do Homem e membro da Pax Christi Internacional. Foi assassinada pelo exército, em 1983, aos 34 anos. Na ocasião de sua morte, ela se encontrava junto a 90 camponeses, lutando para libertá-los. Marianela foi uma mulher salvadorenha reconhecida e premiada internacionalmente por sua luta em favor do povo oprimido de El Salvador, luta compartilhada por tantos outros que também deram testemunho com a própria vida, vivificando com seu sangue a Igreja em El Salvador. Entre tantos, enumeramos: Oscar Romero, Silvia Maribel Arriola, Octavio Ortiz Luna, Roberto Antonio Orellana. Jorge Alberto Gomez, David Alberto Caballero, Angel Morales, Rutilo Grande, Manuel Solorzano, Nelson Rutilio Lemos, Afonso Navarro Oviedo, Luisito Torres, Rafael Palacios, José Othmaro, Manuel Reyes Monico, Ernesto Abregó. Oração Prece dos pobres de Deus perseguidos Deus, nosso Pai, dá-nos hoje o pão nosso de cada dia: o pão nosso de uma verdadeira liberdade de imprensa, o pão da liberdade de associação e organização, o pão de poder estar em casa e fora de casa sem sermos seqüestrados; o pão de não ter que procurar lugar para nos esconder; o pão de sair à rua sem ver metralhadoras e pelotões; o pão da igualdade, o pão da alegria, o pão da dignidade humana ... O pão dos títulos de terra para todos os camponeses, o pão da moradia para todos os ajuntamentos humanos da capital; o pão do leite para todas as crianças de dois anos que padecem de desnutrição e fome, o pão da assistência médica para todos os que vivem no campo. 


Santa Matilde  SANTA DO DIA 14/3




Nasceu em 895. Casou-se com Henrique, rei da Germânia (919-936), com o qual conviveu vinte anos em grande harmonia. Foi uma das primeiras mulheres da nobreza a sentar-se num banco escolar e aprender a ler e escrever. Com a morte do marido em 936, Santa Matilde teve seus bens confiscados e foi obrigada a retirar-se a um convento de Vestefália. Foi acusada por suas prodigalidades em relação aos pobres, mas o real motivo de seu exílio foi político. Santa Matilde não queria que Oton, seu filho mais velho, fosse rei. Sua preferência era pelo filho Henrique, seu protegido. Mais tarde, Oton, na qualidade de primeiro soberano do Sacro Império Romano-Germânico, e Henrique, duque da Baviera, de comum acordo anistiaram a mãe, restituindo-lhe a liberdade e os bens. Santa Matilde empregou então seu rico patrimônio a serviço dos necessitados: construiu hospitais, mosteiros, igrejas. Por isso é representada com uma igreja e uma carteira na mão; da carteira sai rios de moedas, simbolizando sua caridade para com os necessitados. Morreu no convento de Quedlinburg, no dia 14 de março de 968. Foi sepultada ao lado do marido. Oração Prece da humildade e simplicidade de vida Deus, nosso Pai, reinar convosco é servir. No Reino do vosso Filho é maior aquele que serve. Dai-nos, pois, um espírito sábio, inteligente, penetrante, amigo do bem, firme, seguro, sereno e amigo dos homens. Como Salomão, e a exemplo de Santa Matilde que passou fazendo o bem possamos dizer: Também eu sou um homem mortal, igual a todos, filho do primeiro que a terra modelou, feito de carne, no seio de uma mãe, onde, por dez meses, no sangue me solidifiquei, de viril semente e do prazer, companheiro do sono. Ao nascer, também eu respirei o ar comum. E, ao cair na terra que a todos recebe igualmente, estreei minha voz chorando, igual a todos. Criaram-me com carinho, entre cueiros. Nenhum rei começou de outra maneira; idêntica é a entrada de todos na vida, e a saída (Sabedoria 7,1-6). Dai-nos Senhor, nós vos suplicamos, a vossa sabedoria. 


Santa Luísa de Marillac (Religiosa)  SANTA DO DIA 15/3




Santa Luísa de Marillac e São Vicente de Paulo são os fundadores das Filhas de Caridade (1633). Às Irmãs de Caridade, São Vicente dizia: "Vocês têm por mosteiro a casa dos enfermos; por cela, um quarto alugado; por capela, a Igreja paroquial; por claustro, as ruas da cidade; por clausura, a obediência; por grade, o temor de Deus; por véu, a santa modéstia". Aos l4 anos, Santa Luísa de Marillac ficou órfã de pai. Logo cedo teve de enfrentar a vida. Desejava ingressar na vida religiosa, mas acabou casando e tendo um filho. São Francisco de Sales acompanhou-a por muito tempo em suas dificuldades matrimoniais. Tinha 34 anos quando ficou viúva. São Vicente de Paulo orientou-a em suas crises de fé e a curou de seus escrúpulos, tornando-a sua principal colaboradora. Por 35 anos, Santa Luísa de Marillac esteve ao lado dos idosos abandonados, dos doentes anormais, dos desequilibrados e marginalizados pela sociedade. Morreu no dia 15 de março de 1660. Oração Prece da confiança dos esquecidos Deus, nosso Pai, Jesus, vosso Filho, continua ainda hoje sendo rejeitado na pessoa, dos mais pobres entre os pobres deste mundo: os idosos abandonados pelas famílias em asilos, quando não esquecidos dentro de casa e pelas ruas; os doentes mentais entregues à própria sorte; os condenados a uma morte sempre adiada, padecendo nesta espera lenta toda sorte de dores e de sofrimentos. Como Jesus são levados à morte fora dos muros da Cidade Santa, para não manchar a majestade de nossos templos, ruas e avenidas e não sujar nossos negócios e nossa vidinha nem sempre decentes. Tende misericórdia de nós, Senhor, porque em Jesus julgastes o mundo segundo suas obras de misericórdia: ... Tive fome e me destes de comer. Tive sede e me destes de beber. Era forasteiro e me recolhestes. Estive nu e me vestistes, doente e me visitastes, preso e viestes ver-me (Mateus 25,31ss). 



São Julião de Anarzabus (Mártir)  SANTO DO DIA 16/3




Tinha 18 anos e era filho de um senador quando foi preso por ser cristão, durante o reinado de Diocleciano. Resistiu a tormentos, foi depois submetido a um período em que tentaram pervertê-lo por métodos suaves, foi depois conduzido por vilas e aldeias da região, para que todos os pagãos zombassem dele. Mas nada o demoveu de sua fidelidade a Jesus Cristo. Foi, afinal, lançado ao mar, dentro de um saco, com serpentes venenosas e escorpiões. 



São Patrício (Bispo)  SANTO DO DIA 17/3




São Patrício é chamado o apóstolo da Irlanda. Nasceu provavelmente na Escócia, em 385. Aos 16 anos, foi levado prisioneiro à Irlanda e vendido como escravo. Ali aprendeu a língua e os costumes. Após seis anos de tentativas, conseguiu fugir da Irlanda, para onde voltaria como pregador do Evangelho. São Patrício andou pela França, onde viveu uma temporada com São Martinho, no mosteiro de Marmontier; passou também por Lerins (sul da França). Finalmente, sob a direção de São Germano, fez os estudos de teologia e foi ordenado sacerdote. Foi a Roma e recebeu a sagração das mãos do papa São Celestino, sendo enviado para a Irlanda em 432. Tinha cerca de cinquenta anos. Sua evangelização alcançou resultados inesperados e surpreendentes. Ao morrer, 30 anos mais tarde, toda a Irlanda já havia se convertido. Isto ocorreu graças ao método que ele adotou, fundando mosteiros e tornando-os verdadeiros centros de evangelização. Incentivou e formou um clero local. Criou pequenas comunidades. Organizou um tipo de pastoral que se adaptasse aos costumes e tradições populares, sem violência e sem confissão sangrenta da fé, conclamando líderes políticos, líderes populares e o povo inteiro à conversão... São Patrício morreu por volta do ano 461, em Ulster. Continua sendo um dos santos mais populares e venerados na Irlanda. Oração Prece da palavra que é luz Deus, nosso Pai, Jesus vosso Filho é a luz do mundo. Quem o segue não caminha nas trevas, mas tem a luz da vida! Fazei-nos Senhor, caminhar na claridade da vossa luz e vos buscar na alegria, na esperança que nos concedeis pela fé. São Patrício confiou na força e no poder do Evangelho que move e converte os corações. Que a palavra semeada em nossos corações produza abundantes frutos e transforme a nossa vida. Transforme-a num hino de louvor a vós que nos chamais a participar de vossa glória já aqui neste mundo. E a vossa glória é que o homem viva. 

segunda-feira, 11 de março de 2013

SANTO DO DIA 11/3 - SANTO EULÓGIO

Nascido em Córdova, Espanha, no século VIII, descobriu seu chamado ao sacerdócio e fez um ótimo caminho formativo, também nas áreas da ciência, aprofundando-se nas ciências teológicas.

Era um homem de muito estudo, oração e amor.

A Espanha foi afetada por invasões e o príncipe perseguia cruelmente a Igreja, prendendo e matando a muitos cristãos. 

São Eulógio deixou muitos escritos, com testemunhos de mártires e santos, assim como obras apologéticas e a 'Exortação ao martírio', que escreveu na prisão.

Ele foi decapitado no dia 11 de março de 859, recebendo a coroa da vida imortal.

Santo Eulógio, rogai por nós!

SANTO DO DIA 10/9 - SÃO JOÃO OLGIVIE


Nascido provavelmente em 1579 em uma localidade de Aberdeenshire ou de Banflhshire, na Escócia, em 1593 foi enviado ao continente para estudar. Aí converteu-se à religião católica e entrou no colégio escocês de Douai, transferindo-se em 1595 para Lovaina, onde teve como mestre o famoso Cornélio Lápido.

Prosseguiu os estudos em Ratisbona no colégio dos beneditinos escoceses (1598), depois junto aos jesuítas em Omutz, onde foi admitido no noviciado da Companhia de Jesus em Brunn (Morávia) em 1599. Estudou em diversos lugares e recebeu a ordenação sacerdotal em Paris no ano de 1610. Pedui várias vezes para lhe ser concedido trabalhar na Escócia.

Depois de dois anos e meio de petições e orações, no outono de 1613 pôde deixar o continente e desembarcar perto de Edimburgo, em 11-11-1613, sob a falsa identidade de "capitão Watson", depois de 22 anos de ausência da pátria. A situação religiosa dos católicos escoceses era péssima: era crime ouvir missa e quem assistisse corria o risco de perder além da vida os bens para si e para os seus herdeiros, bens que eram confiscados pelo Estado; era proibido expatriar-se a não ser mediante promessa de não se converter no exterior.

João passou inicialmente 6 semanas na Escócia do norte e depois se estabeleceu em Edimburgo. Pôde exercer um apostolado clandestino fecundo até 3-10-1614, quando no dia seguinte foi preso em Glasgow, por iniciativa do arcebispo protestante João Spattiswoode. A sua prisão durou 4 meses, em que foi submetido a um regime desumano, sempre preso com cadeias, não podendo realizar a não ser poucos movimentos. Foi torturado várias vezes, na tentativa de que apostatasse. Cinco vezes foi chamado perante o juiz em Glasgow e Edimburgo. Pelo processo escrito se vê a constância do mártir, no seu esforço em dar testemunho da verdade, diante da astúcia e artimanhas dos juízes, que pretendiam conduzi-lo ao terreno político para poder condená-lo como rebelde. A última sessão foi no dia 10-3-1615, quando também foi enforcado no centro de Glasgow. Foi canonizado em 1976.

São João Ogilvie...Rogai por nós !!!

sábado, 9 de março de 2013

SANTO DO DIA 9/3/2013 - SÃO DOMINGOS SÁVIO

São Domingos Sávio nasceu em Riva de Chieri, Itália, no dia 2 de abril de 1842. Filho de um ferreiro e de uma costureira foi aluno de São João Bosco e um dos primeiros colaboradores na obra salesiana. Morreu aos quinze anos, já amadurecido na fé e no amor que devotava a Deus, a Nossa Senhora e à Eucaristia. Sua morte se deu em Mondônio, no dia 9 de março de 1857. Dom Bosco escreveu sua vida mostrando como Domingos Sávio colaborou com a graça de Deus: cumpriu seus deveres e se dedicou ao serviço do próximo com zelo e despojamento de si, desejando ardentemente a santidade de vida. Dom Bosco conta à morte de Domingos Sávio comparando-o a um pássaro que voa para o céu. Estava ele doente na casa do pai, quando disse: ?Querido pai, chegou à hora. Pegue no Jovem cristão (livro de orações) e leia a ladainha da boa morte..." Domingos repetia com voz clara e distinta todas as palavras... Pareceu conciliar o sono. Pouco depois despertou e com voz clara e alegre, disse: - Adeus, pai, adeus! Oh! Que coisas tão lindas estou vendo! Sorriu com rosto celestial e expirou com as mãos cruzadas sobre o peito e sem fazer o menor movimento (apud José Leite, S.J. op.cit.vol. I, p.217). Oração Prece do abandono a Deus Deus, nosso Pai, eu me abandono a ti. Faça de mim o que quiseres. Por tudo o que fizeres de mim, eu te agradeço. Estou disposto a tudo, aceito tudo, contanto que tua vontade seja feita em mim e em todas as tuas criaturas! Não desejo nada mais, meu Deus. Ponho minha alma em tuas mãos, entrego-a ti, meu Deus, com todo o ardor do meu coração, porque te amo, e é para mim uma necessidade de amor dar-me, entregar-me em tuas mãos, sem medida, com infinita confiança, porque tu és meu Pai. 

quinta-feira, 7 de março de 2013

SANTO DO DIA 8/3/2013 - SÃO JOÃO DE DEUS

Nasceu no dia 08 de março de 1495, em Montemor-o-Novo, Portugal. Sua vida foi marcada por constante busca de aventuras. Aos 8 anos, fugiu de casa. Foi pastor, camponês, soldado, vaqueiro, pedreiro, mascate, enfermeiro, livreiro e santeiro. Viajou por toda a Europa e andou pela África. Por várias vezes, correu perigo de vida. Conta-se que sua mãe morreu de tristeza e de saudade do filho desaparecido, e que o pai se fez monge. Ao retornar de Gibraltar, montou uma pequena livraria em Granada, Espanha. Assistindo a um sermão de São João d'Avila sobre o mártir São Sebastião, João de Deus foi tocado pela graça. Pôs-se a bater no peito e a gritar dentro da Igreja, pedindo misericórdia a Deus e que perdoasse seus pecados. Coloram-no em um hospício, julgando-o louco. Experimentou na própria carne o tratamento desumano a que eram submetidos os doentes mentais. Aconselhado por São João d'Avila, dedicou totalmente sua vida aos desvalidos. Fundou numerosos hospitais, onde os doentes eram tratados como seres humanos e como filhos de Deus. A ele juntaram-se colaboradores que deram origem aos irmãos dos Enfermos. Morreu em Granada, no dia 8 de março de 1550. Leão XIII o declarou "Patrono dos Hospitais". Oração Prece dos Pobres de Deus Oprimidos Deus, nosso Pai, São João de Deus entregou a vida em favor de paralíticos, mancos, leprosos, mudos, inválidos, tinhosos, loucos, decrépitos, peregrinos e errantes. Por sua intercessão, vos pedimos, Senhor: não fechemos nossos corações aos desvalidos de nossos tempos, os que nossa sociedade de consumo, sempre "limpa" e bem cheirosa, mal consegue suportar, e que, como lixo humano, são confinados nos bolsões de miséria, nos asilos, hospícios e hospitais psiquiátricos. Senhor, dai-nos a vossa compaixão, para que busquemos, todos juntos, aliviar dores e sofrimentos. 

SANTO DO DIA 7/3/2013 - SANTA FELICIDADE MÁRTIR

Como Santa Perpétua, Santa Felicidade sofreu o martírio no dia 7 de março do ano 203, na perseguição do imperador Severo. Era escrava e estava grávida de 8 meses. Deu à luz uma menina três dias antes do cruel espetáculo. Num parto difícil, Santa Felicidade gritava de dor. Um dos carcereiros disse-lhe: Se hoje você já grita desta maneira, quero ver amanhã, quando for lançada às feras! Ela respondeu: Hoje sou eu que sofro! Amanhã, quando eu for lançada às feras, sofrerá por mim Aquele por quem eu sofro. E encheu-se de júbilo por poder sofrer o martírio juntamente com seus companheiros. Como Santa Perpétua, arrancaram suas roupas e a expuseram também a uma vaca furiosa. Ao ver a jovem mãe atirada de um lugar para outro, e o leite gotejando de seus seios, o povo horrorizou-se, pedindo o fim do espetáculo. Juntamente com Perpétua outros companheiros, foram decapitados no meio do anfiteatro. Oração Prece a Deus Fonte de Todo o Bem Deus, nosso Pai, pela fé participamos da glória dos santos. Pelo testemunho de fé de Santa Felicidade, rendemos graças a vós, Senhor Deus, Pai todo-poderoso. É de vós que procedem toda força e poder; é de vós que esperamos a libertação do egoísmo que nos escraviza e do mal que nos oprime; é de vós que procedem a nossa esperança e a certeza da reconciliação entre os homens, irmanados numa só família, de que vós, Senhor, sois nosso Deus e Pai. 

quarta-feira, 6 de março de 2013

SANTO DO DIA 06/3/2013 - SANTA ROSA DE VITERBO

Nasceu no ano de 1234, em Viterbo. Por volta de 1244, ingressou na Ordem Terceira de São Francisco. O seu tempo foi marcado por lutas encaniçadas entre Igreja e Estado, entre o poder temporal, representado pelo imperador Frederico II, e o poder espiritual, simbolizado pelos papas Gregório IX (1227-1241), Celestino IV (1241) e Inocêncio IV (1243-1254). Frederico II recebeu a coroa do Império das mãos de Honório II. Havia feito ao papa várias promessas, entre elas organizar uma Cruzada e devolver à Igreja os bens usurpados. Não cumpriu a palavra. A luta continuou não somente com Gregório IX que, por cinco vezes, o excomungou, mas também durante o pontificado de Inocêncio IV. Na noite em que Frederico II morria (13/12/1250), Santa Rosa de Viterbo ingressava na Ordem Terceira de São Francisco. Apesar de sua pouca idade (14 anos), exerceu enorme influência no seu tempo. Sua mensagem continua atual, plenamente válida e urgente: conversão, mudança de vida, fidelidade ao Evangelho e à Igreja, amor à paz. Outros santos do dia* Olegário, Vitorino, Caadroé, Coleta, Crodegand. Oração Prece ao Deus da História Deus, nosso Pai, à medida que transcorrem os séculos, vemos com mais clareza a vossa ação no mundo. Na verdade, vós sois um Deus fiel e agis com força e poder dentro da história dos homens, abalados por tantas contradições. Mas vós conduzis vosso povo através dos tempos. Moveis os corações dos homens para que encontrem paz. E suscitais, segundo as necessidades de cada época, pessoas fortalecidas com as vossas promessas antigas, mas sempre novas. Por isso, Senhor, hoje nós vos suplicamos humildemente: a exemplo de Santa Rosa, façamos de nossa vida um tempo de conversão, de fidelidade a Deus e de amor à paz... 

terça-feira, 5 de março de 2013

SANTO DO DIA 5/3/2013 - SÃO JOSÉ DA CRUZ

Nasceu na cidade de Ísquia, nas proximidades de Nápoles, em 1625. Seu nome de batismo era Caetano. Ingressou na Ordem dos franciscanos. Foi um homem sagaz, austero, sábio nos julgamentos, intransigente consigo mesmo e admirador de São Francisco, procurando encarnar em si o exemplo de vida evangélica do Pobrezinho de Assis. Em 1671 foi enviado ao Piemonte, para fundar o primeiro convento da Ordem. Tornou-se mestre de noviços e mais tarde provincial e geral da Ordem Franciscana. Levou vida austera, despojada de tudo. A mobília de seu quarto consistia em um crucifixo, numa imagem de Nossa Senhora, um breviário e um leito duríssimo, composto de dois pedaços de couro e um cobera de lã. Possuía apenas um hábito de pano grosseiro, que usou por 65 anos, até sua morte. Devotou aos pobres ternura e amor, socorrendo-os em suas necessidades. Morreu em 1737, com 84 anos de idade. Foi canonizado por Gregório XVI. Outros santos do dia* Eusébio, Virgílio de Arles, Adriano, Eubulo, Eustóquia Verzeri, Jeremias Stoica Oração Prece da Radicalidade Evangélica Deus, nosso Pai, São José da Cruz viveu a radicalidade evangélica, despojando-se de tudo em favor do Reino de Deus. Dai-nos, Senhor, um espírito desprendido, que saiba dar o justo valor a cada coisa. Livrai-nos da tentação de tudo acumular, de tudo querer para si. Livrai-nos dos deuses e ídolos da sociedade de consumo e dos "salvadores" que nos prometem libertação, prostituindo-nos com suas falsas promessas de riquezas fáceis, de lucro sem esforço, de gozo e felicidade sem espírito de sacrifício. Fazei, Senhor, que comamos o pão com o suor de nosso rosto e tenhamos uma vida digna, humana, feliz, fruto do esforço e do trabalho de nossas mãos. E a quem bater à nossa porta tenhamos aos menos um copo d'água a oferecer. 

segunda-feira, 4 de março de 2013

SANTO DO DIA 4/3/2013 - SÃO LÚCIO

São Lúcio acompanhou São Cornélio no desterro de Cività Vécchia. Em 253, sucedeu-lhe no trono de Pedro. Sofreu o martírio durante a perseguição instigada por Valeriano, imperador romano. São Cipriano afirma em uma de suas cartas que São Lúcio foi um homem cheio do Espírito Santo e testemunha gloriosa do Senhor. Pontificou por breve tempo (de 25 de junho de 253 a 4 de março de 254). Entretanto, no curto espaço em que foi papa, São Lúcio promoveu a unidade da Igreja e combateu ardorosamente pela preservação da genuína e autêntica fé, recebida dos apóstolos. Foi decapitado e sepultado no cemitério de São Calisto. É venerado na Dinamarca, para onde suas relíquias foram levadas. O povo dinamarquês dedicou a ele numerosas igrejas. Outros santos do dia* Casimiro, Arcádio, Eugênio, Ana de Jesus. Oração Prece das Maravilhas de Deus Deus, nosso Pai, somos o vosso povo. Nós vos louvamos pelas maravilhas que operastes naqueles que testemunharam com a vida que vós sois o Deus consolador dos aflitos e libertador dos oprimidos. Fazei, Senhor, que jamais esqueçamos de recordar e narrar as vossas obras maravilhosas. Toda a criação, as coisas visíveis e invisíveis, proclamam o vosso amor por nós. A nossa própria vida é um dom que continuamente preservais, apesar de nossos egoísmos e limitações. Nós vos agradecemos porque nos recriais a cada instante. Por vosso amor eterno e fiel temos a certeza de que até mesmo as adversidades contribuem para o bem daqueles que vos amam de coração sincero. 

domingo, 3 de março de 2013

SANTO DO DIA 3/3/2013 - SÃO MARINO

São Marino era um nobre oficial do exército romano em Cesaréia da palestina. Promovido a centurião, aguardava os cerimoniais da entrega do ramo de videira, símbolo do novo cargo que ocuparia no exército imperial. Foi, então, acusado de ser cristão e, por esta acusação, usurparam-lhe o cargo que lhe era devido por seus merecimentos. São Marino confessou sua fé em Jesus Cristo. Foi-lhe dado conta Eusébio, um prazo de três horas para que se decidisse: sacrificar aos ídolos ou morrer por sua fé. Teotecno, bispo de Cesaréia, animou-o na fé e lhe apresentou os evangelhos e uma espada para que ele escolhesse. São Marino preferiu confessar a fé em Jesus Cristo a prostituir-se aos deuses. Foi decapitado por volta do ano 260. Na sua execução estava presente Astério, um velho senador, que envolveu o corpo do mártir em um manto e deu-lhe sepultura digna. Este gesto valeu-lhe também o martírio. Outros santos do dia* Márcia, Luciólo, Astério, Cunegundes, Gervino, Guenoleu, Marino, Pedro Renato Roque. Oração Prece da Presença de Deus Deus, nosso Pai, pela fé São Marino testemunhou com a própria vida que vós sois Deus. Dai-me, pela fé eu sinta a vossa presença amiga e misericordiosa. Quero vos sentir nos momentos mais adversos de minha vida, quando eu estiver chorando pelas amarguras, pela angústia, pela tristeza, pelos fracassos, pela doença que aos poucos me for roubando as forças, pela dor que afligir o meu corpo e minha alma, pela morte que me levar um ente querido, pelas chagas que pervadem nossa humanidade. 

sábado, 2 de março de 2013

SANTO DO DIA 2/3/2013 - SÃO SIMPLÍCIO


O Santo deste dia foi um excelente Papa da nossa Igreja Católica, e este testemunho de vida São Simplício deu num período difícil devida a queda do Império Romano. O Santo de hoje foi chefe visível do rebanho universal de Cristo de 468 a 483. Simplício viveu num período em que toda a Roma e em si, toda a Itália foram invadidas por vários povos bárbaros: visigodos, hunos, vândalos. Do clero romano Simplício passou a Cátedra de Pedro e como Papa Santo viu a ruína do Império, mas para que não acontecesse o mesma na Igreja muito se empenhava no prosseguir a Tradição Viva, evangelizar e livrar do cálice venenoso das heresias: Nestorianismo ( Cristo Homem separado do Cristo Deus ) e Monofisismo (Cristo duas naturezas, porém a divina suprimiu a humana). Com a queda da Roma dos Césares, com marco em 476, despontou-se a Roma dos Papas, já que em meio os conflitos dos bárbaros por causa do poder, foram os Papas, a começar por São Simplício , as autoridades máximas no campo moral e jurídico. Portanto São Simplício que faleceu em 483 na cidade de Roma soube conciliar e vencer no Espírito Santo os decisivos contatos com os reis bárbaros e com o rei das Trevas, promotor das heresias de ontem com as de hoje.


sexta-feira, 1 de março de 2013

SANTO DO DIA 01/3/2013 - SÃO SUITBERTO

O contato com o testemunho de homens como São Suitberto nos arrastam para Deus, já que somente a santidade possui esta força. Suitberto foi um dos muitos monges formados nas severas disciplinas dos mosteiros irlandenses. Aconteceu certa vez uma missão para evangelizar os povos pagãos da baixa Alemanha, mas a primeira missão não alcançou o objetivo previsto, por isto houve uma segunda, a qual envolveu doze missionários, e dentre eles São Suitberto. O Santo deste dia pregou com ardor o Evangelho nesta região e seu apostolado foi realizado de maneira heróica e abençoada. Com o passar da história, vemos que São Suitberto recebeu a sagração episcopal e ficou responsável pelo cuidado e salvação das almas do povo da Frísia. São Suitberto desenvolveu um lindo trabalho, porém as dificuldades também o levaram a se abrir ao carisma de formador de evangelizadores, já que fundou um mosteiros, onde formou discípulos do Cristo, até que consumido pelos trabalhos de vinte anos como bispo, São Suitberto morreu em 713.