terça-feira, 30 de abril de 2013

SANTO DO DIA 30/4 - SÃO JOSÉ BENTO COTTOLENGO

São José Cottolengo nasceu em Brá, no Piemonte, Itália, no dia 3 de maio de 1786. Aos 17 anos ingressou no Seminário de Turim e aos 25 anos foi ordenado sacerdote. Fundou a Pequena Casa da Divina Providência e as Damas da Caridade ou Cottolenguinas, (vicentinas), cuja finalidade é o serviço aos pequeninos, aos deficientes, aos doentes. Dizia a respeito da "Pequena Casa da Divina Providência": Chama-se "Pequena Casa" porque, em comparação com o mundo inteiro, que é igualmente Casa da Divina Providência, é, com toda certeza, pequena. Sua confiança no Deus providente era tão grande que jamais ele lhe faltou nas horas difíceis e de necessidade. Certa vez, afirmou: Quando chegar a hora do almoço, a Providência não se esquecerá de que os pobres têm que almoçar. São José Cottolengo tinha como lema "caridade e confiança": fazer todo o bem possível e confiar sempre em Deus. Morreu no dia 13 de abril de 1842, aos 56 anos de idade. Foi canonizado por Pio XI, em 1934. Oração Prece da confiança na Providência Deus, nosso Pai, São José Bento Cottolengo fez-se pobre entre os pobres. E, confiante na Divina Providência, não se apoiava na sua suficiência pessoal ou na segurança material. Com fé inabalável entregou-se de corpo e alma à tarefa de mudar a situação dos desvalidos, dos enfermos e necessitados. Pela fé, operastes mediante São José Cottolengo coisas maravilhosas, e a sua obra permanece até hoje espalhada em todo mundo, como sinal e testemunho vivo de que vós, Senhor, sois um Deus fiel. Senhor, também nós, segundo a missão que a nós confiastes nesta terra, partilhemos a sorte de nossos irmãos necessitados e jamais lhe neguemos a nossa ajuda. É por meio de nós, vossos filhos, que agis no mundo e manifestais o vosso amor no meio dos homens. 

segunda-feira, 29 de abril de 2013

SANTA DO DIA 29/4 - SANTA CATARINA DE SENA

Santa Catarina nasceu em Sena, no dia 25 de março de 1347. Na Europa, a peste negra e as guerras semeavam o pânico e a morte. A Igreja sofria por suas divisões internas e antipapas (chegaram a existir três papas simultaneamente). Desejando seguir o caminho da perfeição, aos 15 anos Catarina ingressou na Ordem Terceira de São Domingos. Viveu um amor apaixonado e apaixonante por Deus e pelo próximo. Lutou ardorosamente pela restauração da paz política e da harmonia entre seus concidadãos. Contribuiu para a solução da crise religiosa provocada pelos antipapas, fazendo Gregório XI voltar a Roma. Embora analfabeta, ditava suas cartas endereçadas aos papas, aos reis e líderes, como também ao povo humilde. Foi, enfim, uma mulher empenhada social e politicamente e exerceu grande influência religiosa na Igreja de seu tempo. Suas atitudes não deixaram de causar perplexidade em seus contemporâneos. Adiantou-se séculos aos padrões de sua época, quando a participação da mulher na Igreja era quase nula ou inexistente. Deixou-nos o Diálogo sobre a Divina Providência, uma exposição clara de suas idéias teológicas e de sua mística, o que coloca Santa Catarina de Sena entre os Doutores da Igreja. Morreu aos 33 anos de idade, no dia 29 de abril de 1380. Oração Prece da luz de Deus "Trindade eterna, vós sois um mar profundo, no qual, quanto mais procuro, mais encontro. E quanto mais encontro, mais vos procuro. Vós nos saciais de maneira completa, pois, no vosso abismo, saciais a alma de tal sorte que ela fica para sempre com fome de vós. Que podereis dar-me mais do que vós mesmo? Sois o Fogo que queima sempre e nunca se consome. Sois o Fogo que consome no vosso ardor todo amor-próprio da alma; sois o Fogo que tira todo frio, que ilumina todas as inteligências e, pela vossa luz, me fizestes conhecer a verdade. Dais ao olho humano luz sobrenatural em grande abundância e perfeição, e iluminais a própria luz da fé. É nessa fé que minha alma tem vida. Na luz da fé adquiro a sabedoria, na sabedoria do vosso Filho único; na luz da fé, torno-me forte e constante persevero. Na luz da fé, espero que não me deixareis sucumbir no caminho ..." 

domingo, 28 de abril de 2013

SANTO DO DIA 28/4 - SÃO PEDRO MARIA CHANEL

São Pedro Maria Chanel é o padroeiro da Oceania. Nasceu em Cuet, França, no ano de 1803. Em 1824, ingressou no seminário de Bourg e em 1827 foi ordenado sacerdote. Foi vigário de Amberieu e de Gex. Entrou, depois, para a Sociedade de Maria, sob a guia do Pe. Colin. Em 1837 partiu em companhia de um confrade leigo para Futuna, uma pequena ilha no Oceano Pacífico, no arquipélago de Tonga. Sua pregação logo produziu frutos abundantes entre a geração jovem da ilha. Mas logo vieram a reação e a oposição dos líderes mais antigos, segundo eles ciosos de suas tradições e costumes, ameaçados pelo "sacerdote branco". Avisado pelos amigos do risco que corria e para que deixasse a ilha, São Pedro ignorou o aviso e decidiu permanecer e continuar a pregação. Foi morto a golpes de "tacape" no dia 28 de abril de 1841. Seu sacrifício não foi em vão. A semente de sua pregação germinou e todos os habitantes acolheram o cristianismo. Oração Prece na transformação e opção da vida Deus, nosso Pai, São Pedro Maria Chanel encontrou a razão de sua existência no anúncio do vosso Reino. Mediante a sua pregação, a vossa Palavra penetrou os corações e transformou a vida daqueles que ainda não vos conheciam. Senhor, o vosso Evangelho é a força viva e poderosa que faz renascer uma humanidade nova com homens novos, chamados a uma nova maneira de ser, julgar, viver e conviver. Nós vos louvamos e agradecemos, porque em Jesus Cristo, vosso Filho, feito homem, "morto e ressuscitado", todos somos chamados à salvação, que é dom da vossa graça e da vossa misericórdia. Sejamos para nossos irmãos, portadores da vossa Boa Nova, da alegria e da esperança que nos confere a fé. 

sábado, 27 de abril de 2013

SANTA DO DIA 27/4 - SANTA ZITA

Santa Zita nasceu em 1218, em Monsagrati, nos arredores da cidade de Lucca. Filha de camponeses, aos 12 anos foi trabalhar como empregada doméstica na casa de uma rica família. Perguntava-se sempre a si mesma: "Isto agrada ao Senhor?" Ou: "Isto desagrada a Jesus?" Foi-lhe confiado o encargo de distribuir as esmolas cada sexta-feira. E dava do seu pouco, da sua comida, das suas roupas, daquilo que possuía, das suas parcas economias. Dizem que um dia foi surpreendida enquanto socorria os necessitados. Mas no seu avental o que era alimento se converteu em flores. Por 60 anos foi doméstica. Na hora da morte tinha ajoelhado a seus pés toda a família Fatinelli, a quem servira toda a vida. Morreu no dia 27 de abril de 1278. Pio XII proclamou-a padroeira das empregadas domésticas do mundo inteiro. Oração Prece para superar toda indiferença Deus, nosso Pai, em Santa Zita quisestes nos mostrar que as diferenças sociais, os preconceitos e as discriminações sejam de que tipo for, devem ser superados. Quisestes nos mostrar, que no vosso Reino de Amor, de Justiça, é maior aquele que serve, pois o próprio Jesus, vosso Filho, despojou-se de si mesmo em favor dos homens e fez de seu povo um povo de servidores. Senhor, por intermédio de Santa Zita, sede o Advogado de suas justas reivindicações das empregadas domésticas, das faxineiras, das lavadeiras, passadeiras, arrumadeiras; sede o Defensor de suas causas, o Conselheiro em seus momentos difíceis, a razão de sua alegria e esperança. Saibam lutar pelos seus direitos e pelo respeito de sua dignidade como mulher e como criatura feita à imagem e à semelhança de Deus. 

sexta-feira, 26 de abril de 2013

SANTO DO DIA 26/4 - SÃO PASCÁCIO RADBERTO

São Pascásio (ou Pascoal) viveu no século IX, na França. Fora abandonado quando criança na porta da Igreja Nossa Senhora de Soissons. A abadessa Teodarda o recolheu e cuidou dele como a um filho. Aos 22 anos, ingressou no convento de Corbie. Em 844 foi eleito abade; e, sete anos mais tarde, deposto por uma rebelião dos monges, teve de fugir para a abadia de São Riquier. São Pascásio exerceu grande influência nas discussões teológicas de seu tempo. Por volta de 830, escreveu a Vida de Santo Adalardo, seu abade; no ano seguinte, escreveu o Tratado do Corpo e Sangue do Senhor sobre a eucaristia. Neste estudo, ele reporta a São Cipriano, Santo Ambrósio, Santo Hilário, Santo Agostinho, São João Crisóstomo, São Gregório, Santo Isidoro, Hesíquio e ao venerável Beda. Tomou parte na discussão sobre a virgindade de Maria e sobre o parto de Nossa Senhora. Daí surgiu a sua obra O parto da Virgem. Morreu no dia 26 de abril de 863. Oração Prece para a compreensão da fé Deus, nosso Pai, São Pascásio dedicou sua vida ao estudo e à meditação dos vossos mistérios. Dai-nos também, Senhor, um entendimento profundo das verdades e das exigências da nossa fé. Possamos transformar em atitudes concretas e gestos reais de serviços e de amor àquilo que professamos em vosso nome. E que não seja imputada a nós esta maldição de Jesus, vosso Filho: Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque bloqueais o Reino dos Céus diante dos homens! Pois vós mesmos não entrais, nem deixais entrar os que querem fazê-lo. (...) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Sois semelhantes a sepulcros caiados, que por fora parecem bonitos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão. Assim também vós: por fora pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade... 

quinta-feira, 25 de abril de 2013

SANTO DO DIA 25/4 - SÃO MARCOS EVANGELISTA

São Marcos ou João Marcos vivia em Jerusalém: Dando-se conta da situação, dirigiu-se à casa de Maria, a mãe de João Marcos (Atos dos Apóstolos 12,12ss.). Era primo de Barnabé (Colossenses 4,10). Discípulo de São Paulo esteve ao seu lado quando ficou preso em Roma: Saúdam-vos Aristarco, meu companheiro de prisão, e Marcos, primo de Barnabé, a respeito de quem já vos dei instruções: se ele aparecer por aí, recebei-o (Colossenses 4,10s.). Foi também discípulo de São Pedro: A que (Igreja) está em Babilônia, eleita como vós, vos saúda, como também Marcos, o meu filho (1 Pedro 5,13s.). Santo Irineu, Tertuliano, Clemente de Alexandria atribuem decididamente a Marcos, discípulo e intérprete de São Pedro, o segundo Evangelho. E segundo os críticos modernos, o evangelho de Marcos foi escrito por volta dos anos 60/70, e dirigido aos cristãos de Roma. Oração Prece da força na proclamação do Evangelho Deus, nosso Pai, por meio de São Marcos quisestes que o anúncio do Evangelho chegasse até nós, para que, movidos pelo vosso Espírito, proclamássemos pela fé que Jesus é o Filho de Deus, o Ungido do Pai, nosso Redentor, nosso Libertador e nosso Irmão. Por ele temos a remissão de nossos pecados, e na sua humanidade o homem foi elevado. Libertai, Senhor, o nosso coração para que o nosso pensar e agir nos aproximem daquele que disse: O que sai do homem, é isso que o torna impuro. Com efeito, é de dentro, do coração dos homens que saem as intenções desmedidas, maldades, malícia, devassidão, inveja, difamação, arrogância, insensatez. Todas essas coisas más saem de dentro do homem e o tornam impuro (Marcos 7,20-23). 

quarta-feira, 24 de abril de 2013

SANTO DO DIA 24/4 - São Fidélis de Sigmaringen (Mártir)

São Fidélis nasceu em 1577, em Sigmaringen, na Alemanha. Estudou na Universidade de Friburgo, na Suíça. Formou-se em Direito e por vários anos exerceu o seu ofício em Colmar, na Alsácia. Ali era chamado de "o advogado dos pobres", porque prestava seus serviços gratuitamente a quem não podia pagar. Aos 34 anos, ingressou no convento dos Capuchinhos de Friburgo, e em 1612 tornou-se frade. A pedido de Gregório XV, foi enviado a Récia (Suíça), a fim de combater a heresia calvinista. Acusado de espionagem a serviço do imperador austríaco, os calvinistas tramaram a sua morte, que ocorreu em Grusch. Dizem que, ferido por um golpe de espada, pôs-se de joelhos e perdoou aos seus assassinos, rezando por eles esta oração: Senhor, perdoai meus inimigos. Cegos pela paixão, não sabem o que fazem. Senhor Jesus tende piedade de mim. Santa Maria, Mãe de Jesus, assisti-me. Amém. Oração Prece do perdão das injustiças Deus, nosso Pai, ensinai-nos a rezar pelos que nos maldizem, nos caluniam, afrontam o nosso bom nome, nos agridem e cometem injustiças contra nós. A exemplo de São Fidélis, ensinai-nos a perdoar em vosso nome todas as ofensas. Diante de vós ninguém é santo, ninguém é justo, ninguém é inocente. Todos nós já aumentamos alguma vez o sofrimento de nosso próximo e por nossa causa muitas lágrimas já foram vertidas. Dai-nos, pois, a graça de perdoar, porque seremos perdoados na medida em que perdoamos os que nos ofendem. Que em nosso coração jamais permaneça a vingança, a indiferença e o ódio. 

terça-feira, 23 de abril de 2013

SANTO DO DIA 23/4 - SANTO ADALBERTO

Nasceu na Boêmia por volta do ano 956. Seu nome de batismo era "Woytiech", isto é, "socorro do exército". Foi educado pelo arcebispo de Magdeburgo, Adalberto, em homenagem do qual tomou-lhe o nome. Em 983 foi ordenado sacerdote e no mesmo ano foi nomeado bispo de Praga. Em sinal de humildade e de penitência, entrou na cidade descalço. Assim que tomou posse, procurou reestruturar a diocese. Dizem que, em homenagem aos doze apóstolos, alimentava cada dia 12 pobres. Por 6 anos esforçou-se para evangelizar o seu povo sem alcançar resultados satisfatórios. Cansado de clamar no deserto, desanimado, pediu a João XV que o afastasse do cargo. Entrou no mosteiro de São Bonifácio onde passou cinco anos, para de novo voltar à Praga e retomar, a pedido do Papa, a direção da diocese. Novamente decepcionado retomou angustiado a vida de monge. Em obediência a Gregório V, Santo Adalberto assumiu pela terceira vez a diocese de Praga. Seu regresso foi tempestuoso. Os diocesanos se revoltaram e impediram que entrasse na cidade. Seus parentes sofreram atentados, os bens foram confiscados, os castelos incendiados. Santo Adalberto refugiou-se então na Polônia. Dali passou para a Prússia, onde foi martirizado pelos pagãos de Tenkitten no ano 997. Oração Prece para manter-se aberto a Deus Deus, nosso Pai, tornai-nos atentos e abertos à vossa mensagem de salvação. Libertai-nos da dureza de nossos corações; encontremos em vós o Rochedo que nos salva. Vós sois digno de toda honra e glória. Abri nossos ouvidos para que escutemos vossa voz: Não endureçais vossos corações como em Meriba, como no dia de Massa, no deserto, quando vossos pais me provocaram e tentaram, mesmo vendo as minhas obras. Por quarenta anos aquela geração me desgostou, eu disse: É um povo de coração transviado, que não reconhece meus caminhos... Por isso eu jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso. 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

SANTOS DO DIA 22/4 - SÃO SOTERO E SÃO CAIO

Segundo consta, São Sotero nasceu em Nápoles, entre o primeiro e o segundo séculos. Pontificou de 166 a 175, quando Marco Aurélio era imperador romano (161-180). Dele escreveu são Dionísio: Derramaste a tua beneficência sobre os irmãos, enviando a muitas igrejas esmolas e socorrendo todos os pobres, especialmente os que trabalhavam nas minas. Em todas as partes renovas a generosa caridade dos teus antecessores, socorrendo os que padecem por Cristo. (Apud José Leite, S. J., op. cit., vol. I, p. 343). São Caio foi aclamado papa em 283 e governou a Igreja até 296. Era natural de Dalmácia (Iugoslávia). Conduziu o povo de Deus nos inícios da perseguição de Diocleciano. Foi sepultado nas catacumbas de São Calisto. Oração Prece da doação para a libertação Deus, nosso Pai, todos nós, homens, debatemo-nos entre o homem velho e o homem novo. Porfiamos entre o egoísmo que é reter e o amor que é doar-se na busca de libertação, sempre dolorosa. Desejamos o bem, mas acabamos fazendo o mal que não queremos. Estes são, Senhor, os caminhos por onde cada um de nós e todos os homens têm passado: uma história "já" e "ainda" por ser redimida, uma seara em que crescem juntos o trigo e o joio. Mas temos certeza de que vós estais presentes e vivo na Igreja, sacramento de vosso amor na história dos homens. Que São Sotero e São Caio nos façam amar vossa Igreja, povo santo e pecador, no seio da qual recebemos o dom da fé e a esperança na ressurreição. 

domingo, 21 de abril de 2013

SANTO DO DIA 21/4 - SÃO ANSELMO

Santo Anselmo nasceu em Aosta, no Piemonte, em 1033. Educado pelos beneditinos, quis abraçar a vida monástica. Diante da oposição do pai, desistiu momentaneamente da idéia. Aos 20 anos, perante a impertinência do pai, pegou um burro e um criado e fugiu da casa paterna. Aventurou-se pela Borgonha, França e Normandia. Sempre sedento de conhecimentos, aos 27 anos ingressou no mosteiro de Bec, com a firme decisão de tornar-se monge e levar uma vida austera e despojada. Era o ano 1060. Foi nomeado abade de Bec e mais tarde arcebispo de Cantuária. Era o ano 1090. Santo Anselmo exerceu grande influência intelectual no seu tempo, dando à teologia foros de ciência, válida por si mesma. É considerado, pois, o fundador da ciência teológica no Ocidente. (Apud Pe. Luís Palacín, Santos do atual calendário litúrgico, p. 52). Morreu no dia 21 de abril de 1109. Oração Prece do conhecimento da grandeza de Deus "Verdadeiramente, Senhor, é inacessível a luz em que habitas; verdadeiramente ninguém pode penetrar nessa luz e ver-te de modo perfeito... Peço-te, meu Deus, que te conheça, que te ame, para que encontre em ti meu gozo... Que minha alma sinta fome dessa felicidade, que meu corpo sinta sede dela, que a deseje todo meu ser, até que chegue a penetrar no gozo do Senhor, ó Deus trino e uno, que é bendito pelos séculos. Amém?. 

sábado, 20 de abril de 2013

SANTO DO DIA 20/4 - SÃO TEODORO(BISPO)

São Teodoro nasceu em Sicea, na Galácia (França), na segunda metade do século VI. Teodoro significa "dom de Deus". Tinha como protetor São Jorge, que lhe valeu na hora do nascimento, ajudando o difícil parto da mãe. Jovem ainda refugiou-se numa gruta que ele próprio cavara sob uma capela dedicada a seu santo protetor. O bispo de Anastasiópolis ordenou-o sacerdote. Foi em peregrinação à Terra Santa e esteve com os monges cenobitas e anacoretas. Com alguns companheiros, fundou uma comunidade e a colocou sob a proteção de São Jorge. Mais tarde, foi eleito bispo de Anastasiópolis. Depois de 10 anos, deixou o bispado e retornou à vida solitária. Sempre procurado por uma multidão de devotos a pedir orações e bênçãos. São Teodoro morreu em 1613. Oração Prece do amor fraterno a todos Deus, nosso Pai, São Teodoro ensinou-nos a amar uns aos outros, mesmo os nossos inimigos. Que as palavras de São Paulo orientem nossa vida: Abençoai os que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis. Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. Tende a mesma estima uns pelos outros, sem pretensões de grandeza, mas sentindo-vos solidários com os mais humildes; não vos deis ares de sábios. A ninguém pagueis o mal com o mal; seja vossa preocupação fazer o que é bom para todos os homens, procurando, se possível, viver em paz com todos, porquanto de vós depende. Não façais justiça por vossa conta, caríssimos, mas dai lugar à ira, pois está escrito: A mim pertence à vingança, eu é que retribuirei, diz o Senhor. Antes, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer, se tiver sede, dá-lhe de beber. Agindo dessa forma estarás acumulando brasas sobre a cabeça dele. Não te deixeis vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem. (Romanos, 12,14-21). 

sexta-feira, 19 de abril de 2013

SANTO DO DIA 19/4 - SANTO EXPEDITO - SANTO DAS CAUSAS URGENTES

Santo Expedito era comandante-chefe da XII Legião Romana, aquartelada na cidade de Melitene, no final do século III. Antes de sua conversão ao Cristianismo, tinha uma vida devassa. Quando Santo Expedito estava para se converter, apareceu-lhe um espírito do mal, na forma de um corvo, grasnando CRAS - que em latim significa AMANHÃ - mas esse grande santo pisoteou o corvo, bradando HODIE, que significa HOJE, confirmando sua urgente conversão. Cristão convertido, assim como toda a sua tropa, Expedito foi vítima da ira do imperador Diocleciano. A importância de seu posto fazia dele um alvo especial do ódio do imperador. Foi flagelado até sangrar e depois decapitado pela espada. É invocado pelas pessoas com problemas urgentes e de difícil solução. O Santo é também protetor dos militares, estudantes, jovens e viajantes. As imagens de Santo Expedito apresentam-no com traje de legionário, vestido de túnica curta e de manto jogado militarmente atrás das espáduas com postura marcial. Em uma mão sustenta uma palma e na outra uma cruz que ostenta em letras visíveis a palavra "Hodie", em referência ao episódio do espírito do mal, que surge para adiar sua conversão. Calca com o pé vitorioso um corvo que se consome lançando seu grito habitual "Cras". Oração Oração das causas impossíveis e urgentes. Meu Santo Expedito das causas justas e urgentes interceda por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Socorra-me nesta hora de aflição e desespero, meu Santo Expedito, Vós que sois o santo dos desesperados. Vós que sois o santo das causas urgentes proteja-me, ajuda-me, dá-me forças, coragem e serenidade. Atenda o meu pedido. (Fazer o pedido). Meu Santo Expedito! Ajuda-me a superar essas horas difíceis, proteja-me de todos que possam me prejudicar, proteja minha família, atenda o meu pedido com urgência. Devolva-me a paz e a tranqüilidade, meu Santo Expedito! Serei grato pelo resto da minha vida e levarei seu nome a todos que têm fé. Muito obrigado. Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave Maria, fazer o sinal da Cruz. 

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SANTA DO DIA 18/4 - SANTA MARIA DA ENCARNAÇÃO(VIÚVA)

Santa Maria da Encarnação nasceu em Paris, no dia 1º de Janeiro de 1565. Seu nome de batismo era Bárbara. Casou-se aos 16 anos com um rico senhor, chamado Pedro Acário, e foi mãe de seis filhos. Passou por várias atribulações e aflição de espírito. Seu marido foi exilado, seus bens confiscados. Tomou a defesa do marido, não se detendo até provar a inocência dele. Educou os filhos no amor à verdade, no respeito e no serviço aos mais pobres e desvalidos. Ensinou-os a viver de maneira simples, sóbria, modesta e temente a Deus. Ensinou-lhes também o espírito de sacrifício e a força de vontade perante as dificuldades. E o fez mais com seu exemplo do que com palavras: os infelizes, os aflitos, os doentes, os encarcerados encontraram nela amparo e proteção. Assentou na França as Carmelitas e apoiou a obra das vocações. Morto seu esposo em 1613, ingressou ela na Ordem das Carmelitas, jurando obediência à própria filha, eleita abadessa do convento de Amiens. Terminou os seus dias num leito de dor no convento carmelita de Pontoise. E ao morrer no dia 7 de fevereiro de 1618, recitou várias vezes os Salmos 21 e 101. Era quinta-feira santa do ano 1618. Oração Prece do abandono a Deus. Ouve, Senhor, a minha prece, que o meu grito chegue a ti! Não escondas tua face de mim no dia da minha angústia. Inclina teu ouvido para mim; no dia em que te invoco, responde-me depressa! Pois meus dias se consomem em fumaça, meus ossos queimam como um braseiro; pisado como relva, meu coração está secando, até mesmo de comer meu pão eu esqueço; por causa da violência do meu grito os ossos já se me apegam à pele. Estou como o pelicano do deserto, como o mocho das ruínas; fico desperto, gemendo, como ave solitária no telhado. Meus inimigos me ultrajam todo o dia, maldizem-me. Eu como cinza em vez de pão, com minha bebida misturo lágrimas, por causa da tua cólera e do teu furor, pois me elevaste e me lançaste ao chão; meus dias são uma sombra que se expande, e eu vou secando, como a relva. Porém tu, Senhor, permaneces para sempre, e tua lembrança passa de geração em geração. (Cf. Sl 102 - Salmos e Cânticos - Oração do Povo de Deus, Ed. Paulinas, 2ª ed., 1984). 

quarta-feira, 17 de abril de 2013

ORAÇÃO AOS ANJOS PARA TER SORTE

Em nome do poder do Pai, do amor do Filho e da sabedoria do Espírito Santo.
Altíssimo Senhor Deus Sabaot, os Anjos louvam a Vossa Majestade, a Vossa Justiça. As Dominações adoram-Vos, as Potestades inclinam-se, as Virtudes Vos louvam, os Tronos Vos reverenciam, as Dominações obedecem-Vos, os Querubins contemplam-Vos, Serafins Vos amam, e por toda a eternidade entoam o seu hino de louvor e de graças.
Santo, Santo, Senhor Deus dos exércitos.
São Miguel, São Rafael, São Gabriel.
Bem-aventurados os que creem em Deus e O amam.
Bem-aventurados os que não desesperam da sua justiça.
Bem-aventurados os que se arrependem dos seus pecados, porque o Senhor é justo e misericordioso.
Vós, puros espíritos, que eternamente contemplais a face do Altíssimo, atendei a súplica deste humilde e contrito pecador, que vos roga sejais propício ao pedido que vos dirige(FORMULAR AQUI O PEDIDO).

FAÇA ESTE PRECE 3 DIAS SEGUIDOS, DUAS VEZES AO DIA, UMA ENTRE AS 11 HORAS E MEIO-DIA, OUTRA VEZ ENTRE 23 HORAS E MEIA-NOITE.
APÓS O TERCEIRO DIA ACENDA DOZE VELAS, EM CÍRCULO, QUEIMANDO INCENSO DE JASMIM, AGRADECENDO O PEDIDO REALIZADO.

BENDITO É O MEU DESEJO PORQUE ELE É REALIZADO. AMEM!

SANTO DO DIA 17/4 - SANTO ANICETO

Santo Aniceto nasceu provavelmente na Síria e exerceu o seu pontificado no século II. Foi contemporâneo de São Justino, Taciano, Heségipo, São Policarpo, todos ilustres pelo combate em favor da pureza da doutrina apostólica, no Oriente. Foram até Roma para demonstrar sua comunhão com o sucessor de Pedro. Dentre eles, destacou-se São Policarpo, bispo de Esmirna, que foi tratar com Santo Aniceto questões relacionadas à fé e à celebração da Páscoa. Sofreu o martírio um mês após a morte do imperador Romano Antônino Pio. Oração Prece para a constante mudança de vida Deus, nosso Pai, através da Igreja chegou até nós a vossa mensagem de salvação. É esta a razão de nossa alegria: fundados na fé recebida dos apóstolos e animados pelo testemunho de vossos santos, queremos tornar vivas em nós as palavras do apóstolo: Revesti-vos de sentimentos de compaixão, de bondade, de humildade, mansidão, longanimidade, suportando-vos uns aos outros, e perdoando-vos mutuamente, se alguém tem motivo de queixa contra o outro; como o Senhor vos perdoou, assim também fazei vós. Mas, sobre tudo isso, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. E reine nos vossos corações a paz de Cristo, à qual fostes chamados em um só corpo. E sede agradecidos (Colossenses, 3,12-15). 

terça-feira, 16 de abril de 2013

SANTA DO DIA 16/4 - SANTA ENGRÁCIA

Prudêncio, poeta cristão dos séculos IV e V, antes de apresentar a lista dos 18 mártires de Saragoça, assim afirma a respeito dessa virgem e mártir: "... Todos os mártires disseram adeus à vida; mas tu, sobrevivendo à tua própria morte, vives ainda na terra, a nossa pátria conserva-te ainda. Os teus membros, pelas suas cicatrizes, testemunharam a série dos suplícios que suportastes; mostram que profundidades foram cravadas os sulcos das unhas de ferro. (...) o teu peito perdeu um seio, cortado pelo ferro perto do coração. Os outros mártires chegaram até à morte, mas mereceram menos; porque a morte põe termo à dor das torturas, vem trazer o repouso aos membros rasgados, e faz suceder um doce sono aos mais vivos sofrimentos. Muito tempo ficaram abertas as feridas, muito tempo uma febre ardente circulou nas tuas veias, ao mesmo tempo em que das tuas chagas gloriosas se derramava uma água desgastante. Se pois a espada do perseguidor te recusou a glória suprema da morte, os teus sofrimentos não deixaram por isso de merecer-te a coroa devida aos que sucumbiram ..." (Apud José Leite, S. J., Santos de Cada Dia, vol. I, Editorial A. O., Braga, Portugal, p. 329.) Outros santos do dia* Calisto de Corinto, Júlia, Marçal, Carisa, Optato, Tiago Viale Oração Prece da certeza do renascer contínuo Deus, nosso Pai, nos santos vós nos consolais com a certeza da ressurreição, com a certeza de, pela fé em vosso Filho Jesus, renascermos para vós. Sem esta certeza que nos vem da fé, o que seria de nós, Senhor? Cada minuto, cada hora tem para nós a força e o júbilo de um novo nascimento. Sempre vivos e de espírito renovado, emergimos das cinzas do que passou, dos fracassos e das contradições que sobre nós se abateram, mas não nos venceram, porque estamos plantados no chão do vosso Amor, que a cada instante nos recria, nos renova e nos devolve a dignidade de filhos vossos. 

segunda-feira, 15 de abril de 2013

SANTO DO DIA 15/4 - SÃO BENTO JOSÉ DE LABRE

São Bento José Labre nasceu em Amettes, França, em 25 de maio de 1748. De família camponesa, era o primeiro de 15 irmãos. Foi chamado de "Vagabundo de Deus" ou ainda "O Cigano de Cristo". Aos 18 anos, tentou ingressar na Tropa de Santa Aldegonda. Não conseguiu. Caminhou, então, 60 léguas a pé, tentando em vão a sorte com os monges cistercienses de Montagne na Normandia. Passaram algumas semanas na Cartuxa de Neuville, outras tantas na abadia cisterciense de Sept-Fons. Aos 22 anos, decidiu, fazer-se peregrino e mendigo. Seu mosteiro seria o mundo inteiro. Levava consigo o Novo Testamento, a Imitação de Cristo e o Breviário. No peito, um crucifixo; no pescoço, um terço; e nas mãos, um rosário. Alimentava-se apenas de um pedaço de pão e de algumas ervas, passando a noite ao relento, rezando e meditando. Em 1770 chegou a Roma, misturou-se aos mendigos. Visitou as principais basílicas, especialmente o Santuário de Loreto, ao qual fez onze peregrinações. Morreu em conseqüência dos maus tratos e da absoluta falta de higiene. Um açougueiro recolheu-o já agonizante, caído na rua, e o levou para sua casa. Ali o "Mendigo de Deus" morreu. Foi canonizado por Leão XIII em 1883. Oração Prece do reconhecimento da grandeza de Deus Deus, nosso Pai, São Bento José escolheu o último lugar entre os vossos servidores. Despojou-se até mesmo dos bens mais necessários à existência, como um quarto para dormir, uma mesa para comer... Misturou-se aos mendigos e peregrinos, experimentou na própria carne a solidão, o abandono, a marginalização. Que São Bento nos inspire uma atitude de vida despojada e inquieta! Faça-nos questionar nossas posições adquiridas, nosso modo de vida gasto, envelhecido nossas partes escuras. Por anos e anos a fio, São Bento peregrinou pelas estradas do mundo, como quem "procurasse o invisível". Que vos busquemos através da cada acontecimento, alegre ou triste, desta nossa peregrinação. 

domingo, 14 de abril de 2013

SANTA DO DIA 14/4 - SANTA LUDUÍNA

Nasceu em Schiedam, nos Países Baixos, e viveu entre os séculos XIV e XV. Desde a infância foi marcada pelo sofrimento. Aos 15 anos, no dia 2 de fevereiro de 1395, sofreu um acidente com graves conseqüências para os órgãos vitais de seu corpo: pulmões, rins, estômago e fígado foram seriamente afetados. Sozinha no seu sofrimento, não lhe foi fácil conformar-se à vontade de Deus. Encontrou, todavia, na meditação da paixão de Jesus, consolo e alento para aceitar o sofrimento e abandonar-se à vontade de Deus, Senhor da vida. Por 23 anos ela completou na sua carne o que faltava à Paixão de Cristo (Cl 1,24). Morreu no dia 14 de abril de 1433. Oração Prece para manter a fidelidade Deus, nosso Pai, sabemos que não é fácil conformar-se ao sofrimento. Revoltamo-nos diante do absurdo que é a dor, e no desespero tudo nos apavora. Senhor, Deus da Vida, vos pedimos: quando cada coisa pesar sobre nossos ombros, tudo se fazendo cruzes e coroa de espinhos, e nos sentirmos como que abandonados pelo caminho; quando soprarem os ventos nos segregando coisas ruins, e em nosso íntimo sentirmos que nossa hora já se avizinha; quando buscarmos conforto, e pelo aguilhão da dor e da desolação mais uma vez formos feridos; quando, náufragos, sentirmos a vida presa por tênues fios; nesse momento de trevas, de tropeços e de surdos gritos, dai-nos força para erguer nossa fronte e volver nosso olhar para vós, que dissestes: Não vos abandonarei. Eu sou a Vida de vossa vida. Estarei convosco até o final de vossos dias. Sou eu que mantenho acesa a chama e guardo os segredos das cantigas dos viventes. 

sábado, 13 de abril de 2013

SANTO DO DIA 13/4 - SÃO VITOR DE BRAGA

São Vítor nasceu em Paços, perto de Braga, e sofreu o martírio por volta do ano de 306. O arcebispo de Braga, Dom Rodrigo da Cunha (1627-1635), escreveu a vida de São Vítor. Afirma que um dia o santo se encontrou com um grupo de idólatras que celebrava a "Ambaruelia", ou "Suilia", a grande festa em honra à deusa Ceres. Esta festa consistia em dar várias voltas pelos campos e sacrificar, em determinados lugares, porcos em honra à deusa. São Vítor recusou-se a tomar parte na festa. Tampouco se deixou enfeitar com as coroas de flores. Denunciado ao governador Sérgio, foi preso e confessou perante o tribunal que era cristão. Foi, então, amarrado ao tronco de uma árvore e açoitado cruelmente. Depois, seu corpo foi queimado com lâminas ardentes até que suas entranhas fossem vazadas. Enfim, foi decapitado. Oração Prece da luta contra as crises Deus, nosso Pai, São Vítor sentiu a poderosa força da vossa presença, não se deixou abater pelo medo e pelas torturas sofridas. Ao contrário, rendeu graças pelo vosso amor. Senhor, dai-nos a graça da vossa presença nesta nossa caminhada sinuosa. Vossa mão nos indique o caminho para que não passemos a vida inteira errante de sentido e direção. Sigamos vossos passos rumo à ressurreição. Senhor, que nos deixemos curar e sejamos curados de nossas chagas; que demos ao mundo testemunho de nossa alegria. O nosso ofício seja servir e semear a esperança nos corações aflitos e desesperançados. Toda lágrima seja enxugada, toda aflição e gemido sejam ouvidos, toda promessa cumprida. Todo o gênero humano vos renda graças por vossas maravilhas. 

sexta-feira, 12 de abril de 2013

SANTA DO DIA 12/4 - SANTA IDA

Santa Ida nasceu em 1040. Descendente de Carlos Magno e filha de Godofredo, duque de Lorraine, Santa Ida casou aos 17 anos. Seu esposo, Eustáquio II, conde da Bolonha, era um homem sensato e respeitoso do sentimento religioso de sua mulher. Teve por diretor espiritual Santo Anselmo. Tiveram três filhos: Eustáquio III, conde da Bolonha; Godofredo de Bulhão e Balduíno, reis de Jerusalém. Uma de suas filhas casou-se com Henrique IV, ferrenho adversário do papa Gregório VII, na luta pelas investiduras ou títulos aos vassalos. Apesar da ilustre linhagem e da alta posição que ocupava, Santa Ida empenhou-se em viver a humildade, o desapego e a caridade evangélica. Indigentes, estrangeiros, doentes, viúvas e órfãos a ela recorriam como única valia. Restaurou igrejas e santuários, fundou mosteiros. Oração Prece da liberdade do espírito Deus, nosso Pai, Santa Ida "teve a seu favor o testemunho de sua boas obras". Não colocou sua esperança na segurança enganosa das riquezas. Em vós ela depositou toda a sua confiança. Fazei que também nós, segundo o nosso estado de vida, não coloquemos empecilhos à ação do vosso Espírito que age em nós. Libertai-nos do amor ao dinheiro, raiz de todos os males e aflição de espírito. Busquemos antes de tudo "a justiça do amor, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão". E sejamos pródigos e capazes de partilhar ( cf. 1 Timóteo 6,11ss). 

quinta-feira, 11 de abril de 2013

SANTO DO DIA 11/4 - Santo Estanislau (Bispo e Mátir)

Santo Estanislau nasceu em 1030, em Szczepanowa, diocese de Cracóvia, Polônia. De família pobre, estudou com os beneditinos de Cracóvia, depois em Liége, Bélgica. De regresso à pátria, exerceu o ministério sacerdotal com zelo e inteligência, fazendo várias reformas pastorais. Aos 42 anos, foi nomeado bispo de Cracóvia por Alexandre II. Sua nomeação agradou a todos, até mesmo ao rei Boleslau (1058-1079), que a princípio apoiou suas iniciativas pastorais. Esta harmonia haveria de se romper, em conseqüência do desmando e corrupção dos costumes da corte. O próprio rei tinha conduta leviana, reprovável e escandalosa. Santo Estanislau denunciou-o publicamente e lançou sobre ele a excomunhão. Foi morto, então, quando celebrava a eucaristia na igreja de São Miguel e, segundo consta, pelas próprias mãos de Boleslau. Era o dia 8 de maio de 1097. Santo Estanislau não somente é venerado na Polônia, mas também na Europa e nas Américas. Oração Prece nos momentos de perseguição Deus, nosso Pai, por intercessão de Santo Estanislau, dai-nos a retidão de espírito e fortificai nossos corações contra toda vingança contratada, ódio e contra todo o mal. Pela vossa palavra, iluminai nossos passos e guiai-nos em direção de vosso Reino. Aumentai a nossa fé, para que reconheçamos, entre as vozes enganosas, a vossa voz que nos chama pelo nome e afugenta de nós todo engano e falsidades. Possamos ver com nossos olhos interiores que estais conosco. Nada então poderá abater nossa certeza de vitória. Por todo o sempre a nossa língua proclame: Glória ao pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio agora e sempre. Amém. 

quarta-feira, 10 de abril de 2013

QUER FECHAR UM GRANDE NEGÓCIO HOJE?

FAÇA O SALMO 23 POR 108 VEZES, DEMORA EM MÉDIA 1:30HS.
BOA SORTE

SANTO DO DIA 10/4 - SÃO MACÁRIO

São Macário nasceu na Armênia, no século XI. Foi educado pelo seu padrinho de batismo, arcebispo de Antioquia. Bem cedo foi iniciado nos estudos de filosofia e teologia. Jovem ainda foi ordenado sacerdote e, logo depois foi aclamado bispo de Antioquia no lugar de seu tio. Destacou-se pela bondade e pela caridade com que governou seu rebanho. Pregava a Palavra, visitava os doentes e cuidava dos necessitados. Era por todos venerado. Não quis, porém, permanecer bispo, renunciando ao cargo em favor de Eleutério. Acompanhado de quatro sacerdotes, empreendeu uma peregrinação à Terra Santa. Na Palestina, foi perseguido, preso e torturado pelos mouros. Libertado milagrosamente, São Macário retornou ao Ocidente, passando pela Holanda e Bélgica, países em que até hoje sua memória é venerada. Morreu socorrendo as vítimas da peste, quando regressava à Antioquia, sua terra natal.

terça-feira, 9 de abril de 2013

ORAÇÃO DO SEGREDO

Eu ordeno a retirada da minha mente de crenças, conceitos, pensamentos negativos, imagens, frases e pessoas negativas e tudo que me limitou até aqui em meu crescimento moral, pessoal, financeiro e espiritual. Se  há algum inimigo revelado ou não, querendo me atingir, que seja iluminado nesse momento, se tornando meu amigo, porque na minha vida só há lugar para amigos. Abençoe, abençoe, abençoe. Coisas maravilhosas chegam a minha vida nesse momento, nesse dia e pela eternidade. Eu conquisto os meus objetivos com facilidade. Vivo minha vida com calma, serenidade e harmonia comigo e com o universo. Agradeço tudo que sou e que tenho. Sei que o poder da consciencia é ilimitado e que a consciencia e UNA está comigo em todos os lugares. Reconheço que sou um ser constante em movimento e evolução.
Escolho agora meu progresso físico, mental, emocional e espiritual e agradeço por meu estado de bem-aventurança. Sou feliz porque consigo sempre o que preciso em abundancia. Dentro de mim, estão qualidade, competencia e inteligencia, que fazem minha vida feliz, realizada e ampla. Supero qualquer tipo de obstáculo. Diante de mim se desenha um futuro de muita ação, construção e alegria. A opinião dos outros são muletas, porque que tem pernas fortes como eu não precisa de muletas. Surpresas maravilhosas chegam agora em minha vida. É maravilhoso em todos os momentos estou mais feliz, meus músculos são fortes, minha pele é  firme, suave e viçosa, cheia de jovialidade. Minhas células se renovam normal e ordeiramente, assim como meus hormonios. meu organismo funciona harmoniosamente e eu só sou saude, vivacidade, beleza e alegria. É maravilhoso, maravilhoso! Minha vida e meus negocios sempre prosperam, todo dinheiro que preciso vem a mim facilmente a partir das fontes infinitas do bem. O dinheiro sempre flui para mim em avalanche de abundancia, pois a riqueza me pertence e faz parte a todo instante da minha vida. Meus amigos me abrem portas oportunas e vantajosas ao meu crescimento que sempre contagia  e espalha prosperidade e  otimismo com todos que convivo, Obtenho sempre alegria no contato com todos. A riqueza está aqui dentro do meu lar. O mundo da consciencia UNA é aqui e já é perfeito. Obrigada, obrigada, obrigada. A minha vida é do tamanho dos meus sonhos (desejos), solução, solução, solução. Sou perfeito, sou saudavel em meu corpo e consciencia. Alegre e forte. Tenho amor e muita sorte. Sou feliz, inteligente, Vivo positivamente, tenho paz, sou sucesso, tenho tudo que peço, acredito firmemente no poder da mente. EU SOU/EU POSSO/ EU CONSIGO/ EU REALIZO. AMÉM.

SANTO DO DIA 09/4 - SANTA CACILDA

Filha de Almancrin, rei Mouro de Toledo, o mais poderoso e rico entre todos. Santa Cacilda viveu no final do século IX, quando Fernando I era rei de Castela. A respeito desta princesa moura, convertida ao cristianismo, foi dito: "Peregrinou do erro para a verdade, da opulência para a pobreza, das margens do Tejo para as montanhas de Burgos". Dizem que Santa Cacilda foi curada de uma doença incurável, ao banhar-se nas águas do poço de São Vicente, em Burgos. Fez-se batizar e mandou erguer uma ermida, onde passou o resto de sua vida. Os fiéis de Burgos honraram-na com um majestoso templo, onde se acham seus restos mortais. Morreu por volta do ano 1007. Oração Prece do encontro de Deus Deus, nosso Pai, vós sois a voz que sacode o nosso deserto; a voz que nos agita; o grito que nos acorda no meio da noite; a areia que nos atormenta o rosto; o cisco caído em nossos olhos; a luz que nos ofusca e nos mantém despertos. Vós sois, Senhor, o espaço em que caminhamos; a respiração de todo o nosso ser; o ponto de encontro; a hora marcada; a palavra bendita; a promessa de novos céus; e nova terra, em nós já realizada, em nós já cumprida. 

segunda-feira, 8 de abril de 2013

SANTA DO DIA 08/4 - JÚLIA BILLIART


Júlia Billiart nasceu no dia 12 de julho de 1751, em Cuvilly, na França. De origem modesta, desde cedo Júlia revelou-se uma menina especial, privilegiada por Deus - amiga de todos, alegria da família.

Com apenas 8 anos, exerceu com encanto o ministério da catequese e possuía uma maneira especial de narrar e explicar passagens bíblicas, de tal forma que todos os que ouviam admiravam-se de sua profunda convicção quando falava da bondade de Deus.

Ainda não havia completado 20 anos, quando um tiro de fuzil atentou a vida do pai. O susto foi tão grande que traumatizou fortemente a menina, resultando, mais tarde, em paralisia, que ela suportou durante 22 anos, sendo depois milagrosamente curada.

Em 1789, quando irrompeu a Revolução Francesa, Júlia com sabedoria de ser e de pensar, foi perseguida e obrigada a fugir de sua cidade natal para não ser morta.

Em 1793, Compiegne, Júlia teve uma visão: aos pés de uma grande cruz, ela viu um grupo de mulheres vestindo roupas estranhas e escutou uma voz: "Eis as filhas que te darei num Instituto que será marcado com minha cruz".

Um ano depois, já em Amiens, a providência Divina conduzia Júlia à casa do irmã daquela que seria sua primeira companheira e co-fundadora do Instituto das Irmãs de Notre-Dame - Francisca Blin de Bourbon. "É preciso tornar o Bom Deus conhecido e amado". Foi o lema que motivava a vida e missão da Santa Fundadora.

Desafiada pelo padre Varin de lançar um Instituto para a educação de crianças pobres, Júlia e suas duas companheiras de missão - Francisca Blin de Bourbon e Catarina Duchântel - numa celabração Eucarística, se consagraram a Deus pelo voto de castidade, prometendo dedicar-se à educação das crianças órfãs e à formação de professores.

Na Bélgica, Júlia foi convidada pelo Bispo a abrir uma casa para sua diocese. A partir daí, aumentaram as fundações de casas, criaram-se escolas. E os pobres são reconhecidos.

Hoje, as Irmãs de Nossa Senhora exercem sua missão em todos os continentes. Estão organizadas em três congregações com administração e economia independentes, mas unidas pelo mesmo carisma fundacional: Proclamar a Bondade de Deus.



domingo, 7 de abril de 2013

SNTO DO DIA 7/4 - SÃO JOÃO BATISTA DE LA SALLE


Lembramos hoje, o testemunho santo de João Batista de La Salle, que foi canonizado no ano de 1900 e elevado como patrono principal de todos os mestres e professores. Nascido em 1651 numa pobre família da França, que tinha como reinado, uma certa decadência moral e exclusão dos mais simples.

Desde pequeno, São João foi despertado para duas realidades: a primeira, o chamado ao sacerdócio; a segunda diz respeito a qualidade de vida das crianças e adolescentes. Por ter perdido muito cedo os pais, teve de assumir a educação dos irmãozinhos, sendo assim foi ordenado Sacerdote com 27 anos.

Quanto aos sofrimentos, renunciou tudo e deu aos pobres que precisavam muito mais de carinho, amor e Deus. O santo deste dia, tornou-se o fundador dos Irmãos das Escolas Cristã, conhecido como primeiro instituto de base leiga. Desta forma, La Salle tornou-se precursor do ensino popular generalizado e grande amante dos livros, por isso repetia: "A ciência infla, só a caridade edifica."

São João Batista de La Salle conseguiu transformar a arte de ensinar e educar em apostolado cristão. Dedicado, orante e com espírito de sacrifício, soube viver e morrer em Cristo, portanto com 69 anos de idade entrou na Eternidade.

sábado, 6 de abril de 2013

SANTO DO DIA 06/4 - SÃO MARCELINO


Marcelino foi um sábio e dedicado religioso, amigo e discípulo de Agostinho, bispo de Hipona, depois canonizado e declarado doutor da Igreja. Entretanto Marcelino acabou sendo vítima de um dos lamentáveis cismas que dividiram o cristianismo. Foram influências políticas, como o donatismo, que levaram esse honrado cristão à condenação e ao martírio. 

Tudo teve início muitos anos antes, em 310. O imperador Diocleciano ordenara ao povo a entrega e queima de todos os livros sagrados. Quem obedeceu, passou a ser considerado traidor da Igreja. Naquele ano, Ceciliano foi eleito bispo de Cartago, mas teve sua eleição contestada por ter sido referendada por um grupo de bispos traidores, os mesmos que entregaram os livros sagrados. 

O bispo Donato era um desses e, além disso, tinha uma posição totalmente contrária ao catolicismo ortodoxo. Ele defendia que os sacramentos só podiam ser ministrados por santos, não por pecadores, isto é, gente comum. Os seguidores do bispo Donato, portanto, tornaram-se os donatistas, e a Igreja dividiu-se. 

Em Cartago, Marcelino ocupava dois cargos de grande importância: era tabelião e tribuno, funcionando, assim, como um porta-voz da população diante das autoridades do Império Romano. Era muito religioso, ligado ao bispo Agostinho, de Hipona, reconhecido realmente como homem de muita fé e dedicação à Igreja. Algumas obras escritas pelo grande teólogo bispo Agostinho partiram de consultas feitas por Marcelino. Foram os tratados "sobre a remissão dos pecados", "sobre o Espírito", e o mais importante, "sobre a Trindade", porém nenhum deles pôde ser lido por Marcelino. 

Quando Marcelino se opôs ao movimento donatista, em 411, foi denunciado como cúmplice do usurpador Heracliano e condenado à morte. Apenas um ano depois da execução da pena é que o erro da justiça romana foi reconhecido pelo próprio imperador Honório. Assim, a acusação foi anulada e a Igreja passou a reverenciar são Marcelino como mártir. Sua festa litúrgica foi marcada para o dia 6 de abril, data de sua errônea execução.



sexta-feira, 5 de abril de 2013

SANTO DO DIA 05/4 - SÃO VICENTE FERRER


São Vicente Ferrer foi o grande pregador dominicano, nasceu na Espanha, no ano de 1350 e o tema central de suas pregações foi a Volta de Jesus, o Juízo de Deus e a Unidade da Igreja. No tempo em que viveu, a Igreja estava sofrendo com o cisma causado pela forte influência política na Igreja, por isso dois homens eram apontados como Papa.

Vicente, que era conhecido pregador, colocou todas as suas forças em ação, a fim de gerar unidade no seio da Una Igreja de Cristo. Incansável, pregou na Espanha, França, Suíça, Itália e outras regiões que puderam conhecer o Evangelho, arrependerem-se e prepararem-se para a Segunda Vinda do Cristo para julgar a todos.

Graças a Deus, a paz reinou na Igreja, a partir da unidade estabelecida por um Concílio, quando São Vicente Ferrer retomou sua posição e defendeu a eleição do novo Papa. Ele, que faleceu em 1419, pregou com sua vida, palavras de fogo e milagres que atraíam multidões, mesmo quando a peste negra atacou a Europa, deixando um terço da população morta. Mesmo assim, sua voz não pôde abandonar o anúncio da Palavra e um de seus versículos:

"Cultivai o santo temor de Deus e só a Ele dai louvor e glória".

quinta-feira, 4 de abril de 2013

SANTO DO DIA 04/4 - SANTO ISIDORO DE SEVILHA


A esperança domina sempre o ambiente verdadeiramente cristão. Hoje é o dia que celebramos Santo Isidoro de Sevilha. Foi um dos maiores homens de toda a história da Espanha - e por que não dizer? - de toda a História da Igreja. Foi chamado até "Pai dos Concílios".
De fato, dirigiu o IV Concílio, em 683, um dos mais célebres, realizado em Toledo. Foi autor de muitos escritos. E chega a ser considerado o mais conhecido e estimado escritor espanhol da antiguidade. Sua obra parece uma verdadeira enciclopédia daquele tempo. Além de comentar a Bíblia, a Filosofia, a História, o Direito e as Línguas, ainda foi um verdadeiro Santo e incentivador de santos. 

"Quem crê em mim, passa pela morte, mas continua vivendo", diz Jesus.


"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá." Jo 11,25
 


quarta-feira, 3 de abril de 2013

SANTO DO DIA 03/4 SÃO TIAGO

São Tiago Menor foi o líder da primeira comunidade de Jerusalém (Atos dos Apóstolos 12,17). Era primo de Jesus e irmão de José, Simão e Judas, de Nazaré. Assim Mateus refere-se a ele: "Não é ele (Jesus) o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mateus 13,55). No Concílio de Jerusalém, Tiago propôs que os gentios não fossem sobrecarregados com os rigores da Lei judaica (Atos dos Apóstolos 15,13-23). A sua proposta foi aceita. O próprio Paulo o denominou, juntamente com Céfas (Pedro) e João, "colunas da Igreja" (Gálatas 2,9). Tiago foi o primeiro apóstolo a dar a vida pelo Reino de Deus. Foi martirizado no ano 62 depois de Cristo. A ele é atribuída uma das sete epístolas denominadas católicas. Oração Prece do testemunho da verdade Deus, nosso Pai, São Tiago nos advertiu contra a intemperança em nosso modo de falar, pois é através da linguagem que construímos ou destruímos nossas relações com o próximo, criando inimizades, rixas e sofrimentos. Nossas palavras sejam respeitosas, prudentes, verazes e edificantes. Saibamos discernir entre a verdade e a mentira; não enganemos a ninguém, tampouco nos deixemos enganar por demagogos que se servem da palavra para defender seus interesses. Não nos calemos diante das injustiças; expulsai de nós "os demônios do medo disfarçados em silêncio, ortodoxia, disciplina, prudência, prestígio, segurança". Enfim, Senhor, saibamos ouvir a Palavra do Evangelho e colocá-la em prática, deixando que ela nos converta e nos faça instrumentos do Reino. 

terça-feira, 2 de abril de 2013

SANTO DO DIA 02/4 - SÃO FRANCISCO DE PAULA


Precavei-vos cuidadosamente de qualquer cupidez, pois mesmo na abundância a vida do homem não é assegurada por seus bens¨ Lc 12,15
O dia de hoje enche-se de beleza, pela figura de São Francisco de Paula. Viveu ele na Itália, em fins do século XV e inícios do século XVI. Desde menino foi consagrado a São Francisco de Assis. Chegou a fazer uma peregrinação à Úmbria, aos lugares santificados por São Francisco. Mas ele começou combatendo o luxo e a corrupção dentro da Igreja, procurando novamente aquilo que São Francisco havia estabelecido, ou seja: a pobreza, a humildade e, sobretudo, a oração. Por isso, morou durante certo tempo na solidão e na pobreza total. Sua fama começou a atrair companheiros. E aos 19 anos já era fundador de uma família religiosa, que existe até hoje e que é composta de grandes apóstolos, na cidade de São Paulo: os Mínimos. Eles cultivam o espírito de humildade e também a autoridade pessoal.


segunda-feira, 1 de abril de 2013

SANTO DO DIA 01/4 - SANTO HUGO

Hugo nasceu numa família de condes, em 1053, em Castelnovo de Isère, sudoeste da França. Seu pai, Odilon de Castelnovo, foi um soldado da corte que, depois de viúvo, se casou de novo. Hugo era filho da segunda esposa. Sua mãe preferia a vida retirada à da corte, e se ocupava pessoalmente da educação dos filhos, conduzindo-os pelos caminhos da caridade, oração e penitência, conforme os preceitos cristãos. 

Aos vinte e sete anos, Hugo ordenou-se e foi para a diocese de Valence, onde foi nomeado cônego. Depois, passou para a arquidiocese de Lião, como secretário do arcebispo. Nessa época, recebeu a primeira de uma série de missões apostólicas que o conduziriam para a santidade. Foi designado, por seu superior, para trabalhar na delegação do papa Gregório VII. Este, por sua vez, reconhecendo sua competência, inteligência, prudência e piedade, nomeou-o para uma missão mais importante ainda: renovar a diocese de Grenoble. 

Grenoble era uma diocese muito antiga, situada próxima aos Alpes, entre a Itália e a França, que possuía uma vasta e importante biblioteca, rica em códigos e manuscritos antigos. A região era muito extensa e tinha um grande número de habitantes, mas suas qualidades terminavam aí. Havia tempos a diocese estava vaga, a disciplina eclesiástica não mais existia e até os bens da Igreja estavam depredados. 

Hugo foi nomeado bispo e começou o trabalho, mas eram tantas as resistências que renunciou ao cargo e retirou-se para um mosteiro. Mas sua vida de monge durou apenas dois anos. O papa insistiu porque estava convencido de que ele era o mais capacitado para executar essa dura missão e fez com que o próprio Hugo percebesse isso também, reassumindo o cargo.

Cinco décadas depois de muito trabalho, árduo mas frutífero, a diocese estava renovada e até abrigava o primeiro mosteiro da ordem dos monges cartuchos. O bispo Hugo não só deixou a comunidade organizada e eficiente, como ainda arranjou tempo e condições para acolher e ajudar seu antigo professor, o famoso monge Bruno de Colônia, que foi elevado aos altares também, na fundação dessa ordem. Planejada sobre os dois pilares da vida monástica de então, oração e trabalho, esses monges buscavam a solidão, a austeridade, a disciplina pelas orações contemplativas, pelos estudos, mas também a prática da caridade pelo trabalho social junto à comunidade mais carente, tudo muito distante da vida fútil, mundana e egoísta que prevalecia naquele século. 

Foram cinqüenta e dois anos de um apostolado profundo, que uniu o povo na fé em Cristo. 

Já velho e doente, o bispo Hugo pediu para ser afastado do cargo, mas recebeu do papa Honório II uma resposta digna de sua amorosa dedicação: ele preferia o bispo à frente da diocese, mesmo velho e doente, do que um jovem saudável, para o bem do seu rebanho. 

Hugo morreu com oitenta anos de idade, no primeiro dia 1132, cercado pelos seus discípulos monges cartuchos que o veneravam pelo exemplo de santidade em vida. Tanto assim que, após seu trânsito, muitos milagres e graças foram atribuídos à sua intercessão. O culto a são Hugo foi autorizado dois anos após sua morte, pelo papa Inocente II, sendo difundido por toda a França e o mundo católico.