sexta-feira, 31 de maio de 2013

VISITAÇÃO DA VIRGEM MARIA


Maio mês de Maria, por isso foi escolhido para ser das noivas e das mães, também. E concluímos o mês com a solenidade da Visitação que de maneira particular oferece-nos, um motivo de meditação bastante significativo: o reconhecimento de Maria o modelo da Igreja que, com as obras de misericórdia e de caridade, traz ao mundo a paz de Cristo Salvador.

Este dia nos reporta ao que a Santa Virgem que, trazendo em si mesma o Verbo que se fez homem, vai ajudar a idosa prima, que está prestes a dar à luz. Dia este, que se passou há mais de dois milênios e que se perpetuou pelos séculos. Da Anunciação do Arcanjo Gabriel e da Visitação de Maria a sua prima Isabel, nasceu a oração mais popular entre os cristãos depois do Pai Nosso, a Ave Maria. Essa oração se tornou expressão de saudação e louvor nas horas de alegria, além de pedido de socorro e graça nas horas de aflição e angustia, para todos os católicos do mundo que são acolhidos indistintamente pela amada Mãe.

Antigamente, a visita de Maria a sua prima Isabel era comemorada no dia 02 de julho. É uma data celebrada há séculos, pois é símbolo que os tempos se cumpriram. Isabel, mãe israelita e já anciã, recebera o dom divino de gerar João Batista, que batizaria o Senhor Jesus, nascido do ventre da Virgem Maria, a Mãe da Igreja, de todos os povos e de um novo tempo.

Maria, que acabara de ser informada de forma extraordinária de que daria à luz o Filho de Deus, ficou sabendo também que a prima enfim engravidara, após muitos anos de pedidos e espera, e para sua casa se dirigiu, para contar-lhe a novidade. Ao chegar lá, foi homenageada por Isabel.

Seguindo provavelmente uma caravana de peregrinos Maria saiu de Nazaré e andou cerca de cem quilômetros pela região rochosa do centro da Palestina, até chegar a Judá, a quinze quilômetros de Jerusalém, onde vivia Isabel. Lá chegando, a prima viu-se tomada pelo Espírito Santo depois que a criança estremeceu dentro de si, e pronunciou as conhecidas palavras: "Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre".

Maria ficou com a prima por três meses e o resto é uma história que faz parte da vida e do coração de cada um de nós. Na Visitação de Maria manifesta-se a paterna bondade de Deus, que não abandona o seu povo; pelo contrário, cuida dos mais pequeninos e dos excluídos. Na sua grande misericórdia, Deus visitou e redimiu o seu povo! 

A festa da Visitação foi instituída em 1389 pelo Papa Urbano VI para propiciar com a intercessão de Maria a paz e a unidade dos cristãos divididos pelo grande cisma do Ocidente. O atual calendário litúrgico deixou de lado a seqüência cronológica dos acontecimentos bíblicos e escolheu o último dia do mês de Maio, justamente porque que ele foi especialmente consagrado pela devoção popular como o mês de Maria.

quinta-feira, 30 de maio de 2013

SANTA DO DIA 30/5 - SANTA JOANA D ARC


Filha de Jaques DArc e Isabel, camponeses muito pobres, Joana nasceu em Domrémy, na região francesa de Lorena, em 6 de janeiro de 1412. Cresceu no meio rural, piedosa, devota e analfabeta, assinava seu nome utilizando uma simples, mas significativa, cruz. Significativa porque já aos treze anos começou a viver experiências místicas. Ouvia as "vozes" do Arcanjo Miguel, das Santas: Catarina da Alexandria e Margarida da Antioquia, avisando que ela teria uma importante missão pela frente e deveria se preparar para ela. Os pais, no início não deram importância, depois acharam que estava louca e por fim acreditaram, mas temeram por Joana.

A França vivia a guerra dos cem anos com a Inglaterra, governada por Henrique VI. Os franceses estavam enfraquecidos com o rei deposto e os ingleses tentando firmar seus exércitos para tomar de vez o trono. As mensagens que Joana recebia exigiam que ela expulsasse os invasores, reconquistasse a cidade de Órleans e reconduzisse ao trono o rei Carlos VII, para ser coroado na catedral de Reims, novamente como legítimo rei da França. A ordem para ela não parecia impossível, bastava cumpri-la, pois tinha certeza que Deus estava a seu lado. O problema maior era conseguir falar pessoalmente com o rei deposto.

Conseguiu aos dezoito anos de idade. Carlos VII só concordou em seguir seus conselhos quando percebeu que ela realmente tinha por trás de si o sinal de Deus. Isso porque Joana falou com o rei sobre assuntos que na verdade eram segredos militares e de estado, que ninguém conhecia, a não ser ele. Deu-lhe então a chefia de seus exércitos. Joana vestiu armadura de aço, empunhou como única arma uma bandeira com a cruz e os nomes de Jesus e Maria nela bordados, chamando os comandantes à luta pela pátria e por Deus.

E o que aconteceu com a batalha que teve aquela figura feminina, jovem e mística, que nada entendia de táticas ou estratégias militares, à frente dos soldados, foi inenarrável. Os franceses sitiados reagiram e venceram os invasores ingleses, livrando o país da submissão. Carlos VII foi então coroado na catedral de Reims, como era tradição na realeza francesa.

A luta pela reconquista demorara cerca de um ano e ela desejava voltar para sua vida simples no campo. Mas o rei exigiu que ela continuasse comandando os exércitos na reconquista de Paris. Ela obedeceu, mas, foi ferida e também traída, sendo vendida para os ingleses, que decidiram julga-la por heresia. Num processo religioso, grotesco, completamente ilegal, foi condenada à fogueira como "feiticeira, blasfema e herética". Tinha dezenove anos e morreu murmurando os nomes de Jesus e Maria, em 30 de maio de 1431, diante da comoção popular na praça do Mercado Vermelho, em Rouen. 

Não fossem os fatos devidamente conhecidos e comprovados, seria difícil crer na existência desta jovem mártir que sacrificou sua vida pela libertação de sua pátria e de seu povo. Vinte anos depois o processo foi revisto pelo Papa Calisto III, que constatou a injustiça e a reabilitou. Joana dArc foi canonizada em 1920 pelo Papa Bento XV, sendo proclamada padroeira da França. O dia de hoje é comemorado na França como data nacional, em memória de Santa Joana DArc, mártir da pátria e da fé.

terça-feira, 28 de maio de 2013

SANTO DO DIA - SÃO GERMANO DE PARIS

São Germano viveu no século VI. Morreu em Paris no dia 28 de maio de 576. O início de sua vida foi atribulado. Sua mãe tentou abortá-lo. Uma tia quis envenená-lo, mas os planos frustraram-se. Isto graças à criada que se equivocou. Em vez de dar a Germano o copo de vinho envenenado, deu-o a Estratídio, seu primo e filho da mandante. Em 531, foi ordenado sacerdote e, mais tarde, tornou-se abade do mosteiro de São Sinforiano de Autun. Em conseqüência de sua austeridade, os monges destituíram-no do cargo. Em 555 foi eleito bispo de Paris. Fortunato, bispo de Poitiers, contemporâneo seu, descreve o seu amor incondicional pelos pobres: A voz de todo povo, reunindo-se numa só, nem assim exprimiria qual pródigo era ele em esmolas: freqüentemente, contentando-se com uma túnica, cobria com o resto das vestes um pobre nu, assim que, enquanto o pobre se sentia quente, o bem-aventurado padecia frio. Ninguém pode dizer em quantos lugares e em que quantidade libertou cativos... Quando nada lhe restava, permanecia sentado, triste e inquieto, com fisionomia mais grave e conversação mais severa... Oração Prece do comportamento da vida Cristã Deus, nosso Pai, a exemplo de São Germano, inspirai-nos a verdadeira e autêntica caridade para com nossos irmãos. Que as palavras de São Paulo sirvam de guia e inspirem nossas ações: "Que o vosso amor seja sem hipocrisia, detestando o mal e apegados ao bem; com amor fraterno, tendo carinho uns para com os outros, cada um considerando o outro como mais digno de estima. Sede diligente, sem preguiça, fervorosos de espírito, servindo ao Senhor, alegrando-vos na esperança, esperando na tribulação, assíduos na oração, tomando parte nas necessidades dos santos, buscando proporcionar a hospitalidade". 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

SANTO DO DIA 27/5 - SÃO AGOSTINHO DE CANTUÁRIA

Santo Agostinho de Cantuária viveu no século VI. Juntamente com 40 monges, em 597, São Gregório Magno enviou-os como missionários à Inglaterra. Chegados a Lerins, ficaram de tal modo intimidados com o que se dizia dos saxões que pediram ao Papa que mudasse os planos. São Gregório, para incentivar Santo Agostinho, nomeou-o abade e deu-lhe cartas de recomendação. Pouco tempo depois, nomeou-o bispo. Ao contrário do que imaginavam, foram bem recebidos pelo rei Etelberto. Receberam como residência a cidade de Cantuária ou Canterbury, de onde surgiria a célebre abadia de São Pedro e São Paulo que será, mais tarde, de Santo Agostinho. Etelberto fez-se batizar e com ele muitas outras pessoas se converteram ao cristianismo. Santo Agostinho foi nomeado então arcebispo primaz da Inglaterra, consolidando assim o cristianismo nessa nação. Morreu no ano de 1605. Oração Prece pela conversão do espírito Deus, nosso Pai, olhando para Jesus, vosso Filho ressuscitado, vemos, sabemos e seguimos o que devemos ser e o que podemos ser. Mediante nossos defeitos, traumas, neuroses, mágoas, frustrações, como também mediante nossas qualidades, virtudes, coerência no pensar e no agir, nossa dedicação em servir, mediante tudo isto, vós, Senhor, nos dais um tempo propício para descobrirmos quem somos e o que devemos ser. Fazei que cada acontecimento de nossa vida, acontecimento alegre ou triste, seja uma ocasião para conhecer e corrigir nossos erros. Olhemos para Jesus Ressuscitado e aprendamos a ser mansos e humildes de coração; aprendamos a ter paciência conosco, pois é pela paciência que nos tornaremos mais humanos, mais gente, mais nós mesmos, mais santos. E como Santo Agostinho, deixemos que o Espírito dirija nossos passos. 

domingo, 26 de maio de 2013

SANTA DO DIA 26/5 - SANTA MARIANA DE PAREDES

Santa Mariana de Paredes nasceu em Quito, Equador, no dia 31 de outubro de 1618. Órfã de pai aos quatro anos e de mãe aos seis, foi educada pela tia mais velha. Jovem ainda foi iniciada nos Exercícios de Santo Inácio de Loyola. Por várias vezes tentou abraçar a vida religiosa, seja como missionária em meio aos índios, seja como reclusa em algum convento. Por fim, apoiada pelos tios, que lhe deram alguns aposentos da casa, que Santa Mariana transformou em clausura. Passou ali a vida inteira recolhida, dedicando-se à penitência e à oração, saindo apenas para assistir à missa e para ajudar os pobres, os necessitados e consolar os infelizes. Em 1645, ofereceu a sua vida pelas vítimas da epidemia que assolava a cidade de Quito. Caindo gravemente enferma, morreu nesse mesmo ano. Foi canonizada por Pio XII, em 1950. É a primeira santa do Equador. Foi proclamada também heroína nacional. Oração Prece das promessas de vida Deus, nosso Pai, Santa Mariana vos serviu mediante uma vida de completo despojamento. Encontrou em vós a única razão de sua vida. Senhor, fazei-nos transcender às estreitezas do nosso dia-a-dia. Pois é bom de ver que existe mesmo UM-SÓ-ISTO-BASTA, um interno profundo das águas, o lugar mais profundo, o poço mais extenso que recolhe todas as águas dos mares, uma mão para arquejo das ondas à superfície. É bom de ver que existe UM-QUASE-NADA-QUE-É-TUDO: cortina oculta atrás da qual se veste a manhã de nossos bons sonhos e de nossas esperanças e promessas benditas. Os povos humilhados se insurgirão e ressuscitarão pela força daquele que impera sobre os ventos e mares e sobre todo o homem, sobre os mundos criados e inventados, sobre a morte e sobre a vida.

sábado, 25 de maio de 2013

SANTO DO DIA 25/5 - SÃO GREGÓRIO VII

São Gregório VII era de família humilde. Nasceu na Toscana em 1028. Chamava-se Hildebrando. Ao ser eleito papa, tomou o nome de Gregório VII. Seu pontificado foi marcado pela luta contra a simonia e contra a intromissão do poder civil na nomeação dos bispos, abades e dos próprios pontífices. Lutou incansavelmente pela restauração da disciplina eclesiástica. Em 1075 escrevia ele ao amigo São Hugo, abade de Cluny: Estou cercado de uma grande dor e de uma tristeza universal, porque a Igreja Oridental deserta da fé; e se olho das partes do Ocidente, ou meridional, ou setentrional, com muito custo encontro bispos legítimos pela eleição e pela vida, que dirijam o povo cristão por amor de Cristo, e não por ambição secular. (Apud Mário Sgarbossa, op. cit., p. 164.) Esta decadência era conseqüência direta das investiduras, que consistiam no ato jurídico pelo qual o rei ou nobre confiava a uma autoridade eclesiástica um cargo da Igreja com jurisdição sobre um território. Em virtude do sistema feudal, os eclesiásticos eram obrigados a prestar juramento de fidelidade ao rei ou aos nobres. O símbolo desta luta foi a humilhação a que se obrigou Henrique IV, imperador da Alemanha. e para que o Papa lhe retirasse a pena de excomunhão, apresentou-se ao Pontífice vestido de saco, descalço, com uma corda no pescoço e ajoelhou-se diante dele. A luta não terminou ali. Henrique IV vingou-se. Fez-se coroar por um antipapa e marchou contra Roma. Abandonado por todos, até pelos cardeais, São Gregório morreu no exílio, pronunciando as célebres palavras: Amei a justiça e odiei a iniqüidade, e por isso morro no exílio. Oração Prece da renovação do espírito Deus, nosso Pai, concedei-nos o espírito de fortaleza e a sede de justiça que animaram o papa São Gregório VII, para que vossa Igreja rejeite o mal, pratique a justiça e viva em perfeita caridade. A exemplo de São Gregório VII, coloquemo-nos inteiramente ao vosso serviço, mediante uma vida irrepreensível, modesta, sóbria e fundamentada na fé, no respeito pelo outro, na justiça e na verdade.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

SANTA DO DIA 22/5 - SANTA RITA DE CÁSSIA

Santa Rita de Cássia. Nasceu em 1381, em Roccaporena, na Úmbria, Itália. De seu nome de batismo Margherita originou o nome Rita, pelo qual é conhecida em todo mundo católico. Um tanto contrariada acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido. Um dia, entretanto, Paulo Ferdinando foi assassinado e jogado à beira de uma estrada. Os dois filhos juraram vingar o pai. Impotente ante o ódio dos filhos pediu a Deus que os levasse antes que se manchassem de sangue. Seja lá por que desígnios de Deus, suas preces foram ouvidas. Abalada pela morte do marido e dos filhos, quis recolher-se ao convento das agostinianas de Cássia, mas não foi aceita. Rezou, então, fervorosamente aos santos de sua devoção: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau de Tolentino. Contam os biógrafos que estes santos arrombaram as portas do convento e a fizeram entrar. Por 14 anos, até sua morte, trouxe na testa um estigma, associando-se assim à paixão de Cristo. Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900. Oração Prece do fortalecimento da fé Deus, nosso Pai, diante da falta de fé de seus discípulos, Jesus, vosso Filho, disse um dia: Tende fé em Deus. Em verdade vos digo, se alguém disser a esta montanha: ergue-te e lança-te ao mar, e não duvidar no coração, mas crer que o que diz se realiza, assim lhe acontecerá. Por isso vos digo: tudo quanto suplicardes e pedirdes crede que recebestes, e assim será para vós. E quando estiverdes orando, se tiverdes alguma coisa contra alguém, perdoai-lhe, para que também vosso Pai que está nos céus vos perdoe as vossas ofensas (Marcos 11,22ss.). Por intercessão de Santa Rita, advogada das causas perdidas e a santa das coisas impossíveis, aumentai e fortalecei em nós o dom da fé. E quando estivermos confusos, temerosos, aflitos e desesperados, quando julgarmos tudo perdido, acendei em nossos corações a chama da confiança pois Deus é fiel, sua Palavra é eficaz e jamais decepciona. 

segunda-feira, 20 de maio de 2013

SANTO DO DIA 20/5 - SÃO BERNARDINO DE SENA

São Bernardino de Sena nasceu em Massa, perto de Sena, em 1380. Órfão de mãe aos três anos e de pai aos sete, foi criado por duas tias. Freqüentou a universidade de Sena e, aos 22 anos ingressou na Ordem Franciscana. Ordenado sacerdote, São Bernardino percorreu toda a Itália, pregando o evangelho e propagando a devoção ao nome de Jesus, simbolizada pelas três letras iniciais do nome de Jesus: JHS (Jesus Salvador dos Homens), hoje conhecidas pelos católicos do mundo inteiro. São Bernardino foi sem dúvida o pregador mais famoso na Itália do século XV, ao lado de São Vicente Ferrer e São João de Capistrano. O seu tempo foi marcado por calamidades que assolaram toda a Europa, causando morte e destruição. Em 1400, o próprio São Bernardino, que nessa ocasião tinha 20 anos, percorria com seus companheiros as ruas de Sena, cuidando das vítimas. Ao lado da peste, a guerra e a fome imprimiam um tom apocalíptico à situação, o que favorecia o misticismo e a meditação da paixão de Cristo. Dentro desse quadro, a contribuição de São Bernardino para uma espiritualidade cristã, centrada no amor pessoal a Cristo, foi enorme: Cristo é o centro de toda a vida cristã. São Bernardino morreu em 1444, em Áquila, onde foi sepultado. Oração Prece da sabedoria dos pequenos Deus, nosso Pai, dai-nos a exemplo de São Bernardino, um espírito de sabedoria e de revelação para que realmente possamos conhecer e amar a Jesus, nosso Salvador. Iluminai-nos para que vos confessemos com nossa vida e, em virtude do Santo Nome de Jesus, vosso Filho, exorcizemos os males que atentam contra a saúde de nosso corpo e de nosso espírito. Pelo poder do nome de Jesus, afastai de nós o egoísmo, o ódio, a vingança, a indiferença. Livrai-nos de toda mentira e de toda malícia; voltai nosso coração para acolher e servir nossos semelhantes. 

domingo, 19 de maio de 2013

SANTO DO DIA 19/5 - SANTO IVO

Nasceu em 1253, nas proximidades de Treguier, na Baixa Bretanha. Aos 14 anos, foi à Paris, onde cursou filosofia e teologia, direito civil e direito canônico. Ordenado sacerdote, por quatro anos foi juiz eclesiástico na diocese de Rennes. Era chamado o Advogado dos Pobres. Um dia livrou uma pobre mulher da prisão, quando lhe faltava apenas o veredicto final. Dois farsantes haviam entregado a ela uma mala com ouro e dinheiro, para que a guardasse e somente a entregasse na presença dos dois. Passados alguns dias, os ladrões levaram adiante o seu plano: o primeiro conseguiu que a mulher lhe entregasse a mala e o segundo a levou ao tribunal, acusando-a de roubo. Compadecido dela, Santo Ivo foi ao tribunal e disse: Esta mulher sabe onde se encontra a mala e está disposta a exibi-la. Pediram então que ela a mostrasse. Santo Ivo acrescentou, então: Uma vez que a acusada somente pode devolver a mala na presença dos dois interessados, fica o demandante obrigado a apresentar o seu companheiro neste tribunal... Santo Ivo granjeou a estima de todos pela integridade de vida e pela imparcialidade de seus juízos. Ele próprio ia buscar nos castelos o cavalo, o carneiro roubado dos pobres sob o pretexto de impostos não pagos. É o padroeiro dos advogados. Oração Prece do testemunho da verdade Deus, nosso Pai, Santo Ivo assumiu a causa dos humildes, dos pobres e dos pequeninos, defendendo-os contra a ganância e a exploração dos inescrupulosos. Iluminai, Senhor, a mente e os corações de quantos têm a difícil tarefa de desmascarar a mentira, defender o inocente, condenar os criminosos, os corruptos e dilapidadores dos bens públicos, promovendo assim a justiça e o cumprimento da lei. Não lhes pesem a condenação do inocente que clama aos céus vingança e justiça contra os crimes a eles injustamente imputados. Senhor, dai-nos, enfim, coragem e ousadia de exigir que se faça justiça e cessem as impunidades e as parcialidades com que os culpados são postos em liberdade e os inocentes condenados. 

sábado, 18 de maio de 2013

SANTO DO DIA 18/5 - SÃO FÉLIX DE CANTALICE

Nasceu em Cantalice, em 1513. Filho de humildes camponeses passou a infância no trabalho árduo do campo. Voltado à mística, à oração, aos 27 anos foi acolhido em um convento de capuchinhos, na qualidade de irmão converso. Enviado a Roma, passou o resto da vida pedindo esmolas. À noite visitava os pobres, os doentes, confortando-os em suas adversidades. Amigo de São Filipe Neri, de São Carlos Borromeu, São Félix foi admirado por sua simplicidade de vida. Morreu no dia 18 de maio de 1587, sendo canonizado em 1709. Oração Prece da simplicidade de vida Deus, nosso Pai, São Félix despojou-se de si mesmo e procurou a simplicidade de vida por amor ao Reino dos Céus. Ensinai-nos a simplicidade, a gratuidade, o amor e o respeito à natureza, o poder de admiração e de encantamento, o poder de partilha e de comunhão. Ensinai-nos o canto, a reza, o silêncio fecundo, a contemplação e o agir transformador. Sejamos testemunhas da alegria cristã que exorciza o nosso mau humor e nos faz rir da nossa ganância sem razão, da nossa pressa que a nada conduz, das tribulações e avarezas de nossos corações. Senhor, fazei-nos rir de nossas próprias contradições, de nosso coração ansioso e descontente, do ridículo em que passamos nossos dias, do vazio que somos e do que construímos fora do vosso plano de amor. Enfim, nos alegremos não por sermos provados, mas porque através das provações descobrimos o significado da nossa fé que é luz para o nosso ser e agir. 

sexta-feira, 17 de maio de 2013

SANTO DO DIA 17/5 - SÃO PASCOAL BAYLON

São Pascoal nasceu no dia 16 de maio de 1540, em Torre Hermosa, na Espanha. Aos 24 anos, ingressou no convento dos franciscanos descalços, em Valença. Como irmão leigo, foi porteiro, cozinheiro, responsável pelos bens da comunidade e pela distribuição de esmolas. Foi enviado à França para tratar dos interesses da Ordem, na Espanha. Fez a viagem descalço e com o hábito franciscano e sob a ameaça dos calvinistas. Embora iletrado, é considerado um dos primeiros teólogos da Eucaristia. Isto não somente em virtude das disputas com os calvinistas, mas também pelos tratados que escreveu sobre o assunto. A sua espiritualidade tinha um cunho essencialmente eucarístico. Leão XIII proclamou-o patrono dos congressos eucarísticos internacionais. Morreu em Villareal no dia 17 de maio de 1592, com 52 anos. Oração Prece da partilha do que é nosso Deus, nosso Pai, Jesus, vosso Filho, veio a este mundo para dar a vida definitiva aos homens. Seu desejo é que tenhamos vida em plenitude, por isso ofereceu a própria vida numa eucaristia viva em favor de todos os que buscam a salvação. Ensinai-nos, ó Deus de Amor e de Ternura, a encarnar em nossa vida as palavras, os gestos, as ações de Jesus. E como os discípulos de Emaús, saibamos reconhecer o Senhor onde o pão, fruto do trabalho, é repartido; onde a dignidade humana é defendida e preservada, as tiranias vencidas, os egoísmos e ódios esquecidos. Na Eucaristia, a nossa fé e esperança sejam robustecidas, renove-se nosso espírito, e a nossa vida se torne um ato de contínua entrega e doação. 

quinta-feira, 16 de maio de 2013

SANTO DO DIA 16/5 - SÃO JOÃO NEPOMUCENO

João Nepomuceno nasceu por volta de 1330, em Pomuk, vilarejo nas proximidades de Praga, na Boêmia. De família pobre, nasceu quando seus pais já estavam em avançada idade. Daí ser "João" o seu nome, numa alusão ao nascimento de João Batista que também nascera quando Santa Isabel já era bastante idosa. Estudou na universidade de Praga, onde se formou em Direito Canônico e doutorou-se em teologia. Ordenado sacerdote, sua grande eloqüência levou-o à corte, e ali se tornou capelão e confessor. A própria rainha e imperatriz Joana tomou-o para diretor espiritual. Pouco se sabe da realidade dos fatos que culminaram no seu cruel martírio. Alguns afirmaram que São João tornou-se um obstáculo às pretensões do rei, desejoso de controlar a Igreja. A opinião mais comum, entretanto, é que na impossibilidade de arrancar-lhe o segredo da confissão concernente à vida de sua esposa, o rei mandou torturá-lo. Primeiramente queimaram em fogo lento suas partes íntimas. Como continuasse firme na decisão de manter o segredo da confissão, sem que ninguém percebesse foi lançado nas águas do rio Moldava. Seu corpo foi, entretanto, descoberto e recebeu digna sepultura na Igreja de Santa Cruz. Em seu túmulo foi gravado este epitáfio: Aqui jaz o venerabilíssimo João Nepomuceno, doutor, cônego desta igreja e confessor da rainha, ilustre pelos seus milagres, o qual por ter guardado o sigilo sacramental foi cruelmente torturado, e lançado de cima da ponte de Praga, no rio Moldava, por ordem de Venceslau IV, no ano de 1383. (Apud José Leite, S. J., op. cit., Vol. II, p. 57). Oração Prece da fidelidade na provação Senhor, nós vos louvamos hoje dizendo com o Salmista: Aleluia! Feliz o homem que teme ao Senhor e se compraz com seus mandamentos! Sua descendência será poderosa na terra, a descendência dos retos será abençoada. Na sua casa há abundância e riqueza, sua justiça permanece para sempre. Ele brilha na treva como luz, ele é piedade, compaixão e justiça.

quarta-feira, 15 de maio de 2013

SANTOS DO DIA 15/5 - SANTA DIONÍSIA, S.PEDRO E SANTO ANDRÉ

Estes santos sofreram o martírio em Lampsaco, na Turquia, quando Décio era imperador (249-251). Santa Dionísia era uma jovem de 16 anos e foi morta à espada. Paulo e André foram lapidados. Contam que juntamente com Paulo e André foram preso Nicômaco. André e Paulo resistiram à tortura até o fim, mas Nicômaco fraquejou e rejeitou a fé. Ainda com o libellum (certificado de apostasia) na mão, Nicômaco morreu subitamente. Santa Dionísia então exclamou: Infeliz, se tivesse continuado firme mais alguns minutos não teria perdido a vida eterna. Perante o tribunal, ela declarou-se cristã. Entregue aos soldados para que fosse seviciada e humilhada publicamente, Deus enviou seu anjo para que a protegesse de toda humilhação. Oração Prece da transformação da vida Deus, nosso Pai, queremos hoje rezar e vos pedir: não aparteis de nós o vosso olhar e não nos deixeis sucumbir ao desespero e à falta de sentido de uma vida sem transcendência, apegada e limitada ao que se vê, que se toca, que se pode medir, que dá lucro, que traz prazer, honra e glória. Senhor, nosso Deus e Pai, Ternura e Misericórdia, não nos apartemos de vós. Não cessaremos de vos invocar, mesmo apesar de nossas contradições e de nossos pecados. Vinde, Senhor Deus dos vivos e dos mortos, Deus de nossos antepassados, que caminhais à frente de todas as gerações do passado, do presente e do futuro. Vinde, apressai-vos em nos socorrer! Transformai e recriai em nós um novo ser. Criai em nós o homem novo à semelhança de Jesus, nosso libertador e salvador. Libertai-nos de todos os nossos medos e temores vãos. Pelo vosso amor e pela força do vosso Espírito, ajudai-nos a insurgir contra tudo aquilo que nos leva à morte. 

terça-feira, 14 de maio de 2013

SANTO DO DIA 14/05 - SÃO MATIAS (APÓSTOLO)

São Matias foi escolhido para ocupar o lugar de Judas Iscariotes, o Traidor, no colégio apostólico. Era um dos numerosos discípulos que seguiram Jesus, desde o começo de sua vida pública. Foi testemunha de Jesus e viveu todo o drama da paixão, morte e ressurreição de Jesus. Assim os Atos dos Apóstolos descreve a sua eleição: "É necessário, pois, que, dentre estes homens que nos acompanharam todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu em nosso meio, a começar do batismo de João até o dia em que dentre nós foi arrebatado, um destes se torne conosco testemunha da sua ressurreição?" Apresentaram então dois: José, chamado Barrabás e cognominado Justo, e Matias. E fizeram esta oração: "Tu, Senhor, que conheces o coração de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para ocupar o lugar que Judas abandonou, no ministério do apostolado, para dirigir-se ao lugar que era o seu". Lançaram sorte sobre eles, e a sorte veio a cair em Matias, que foi então contado entre os doze apóstolos (Atos dos Apóstolos 1,21-26). Oração Prece da fidelidade de Deus "São Matias, és agora testemunha do Senhor, como apóstolo chamado em lugar do traidor. Do perdão de Deus descrendo, Judas veio a se enforcar; como o salmo anunciara, passe a outro o seu lugar. Por proposta de São Pedro, que preside a reunião, lançam sorte, e eis teu nome! Quão sublime vocação! E a tal ponto te consagras em levar ao mundo a luz, que proclamas com teu sangue o evangelho de Jesus. Dá que todos nesta vida percorramos com amor o caminho revelado pela graça do Senhor. Uno e Trino, Deus derrame sobre nós a sua luz; conquistemos a coroa, abraçando a nossa cruz!" (Hino - Liturgia das Horas, p. 1540). 

segunda-feira, 13 de maio de 2013

SANTO DO DIA 13/5 - NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Venerada com fervor no mundo inteiro, Nossa senhora de Fátima é oficialmente a padroeira de dois pequenos países da América do Sul: Guiana e Suriname. A história emocionante de sua aparição aos três pastores na aldeia de Leiria, região de Fátima, Portugal, espalhou muito rapidamente a sua devoção pelo mundo. Primeiro, houve três aparições de um anjo que se identificou como Anjo da Paz, e preparou as crianças para as grandes revelações. No dia 13 de maio de 1917, em um dia claro, as três crianças, Lúcia, Jacinto e Francisca, estavam pastoreando nas colinas, quando sobre uma pequena azinheira, surge um clarão após um relâmpago, e a figura "de uma Senhora vestida de branco, mais brilhante que o sol, reluzindo mais clara e intensa que um copo de cristal cheio de água cristalina, atravessado pelos raios de sol mais ardente". Ela dirige-se às crianças e lhes pede que rezem o terço todos os dias pela paz do mundo, que peçam pela conversão dos pecadores, e pelo fim da guerra. As aparições continuam, e sempre a Virgem repete que se ore pela paz e pela conversão dos pecadores e que se reze o terço diariamente. Com o correr dos dias o povo acorreu ao local e testemunhou a aparição de uma nuvem branca sobre a azinheira, enquanto as crianças rezavam o terço, Lúcia conversava em voz alta. A Virgem voltou muitas vezes, falou muito, e revelou terríveis acontecimentos, que poderiam acontecer se o povo não se convertesse e rezasse o terço. Estas profecias realmente se concretizaram: a desintegração do comunismo, as aberrações morais de nossa época. A última profecia, cercada de mistério por tantos anos, foi recentemente revelada pelo Papa João Paulo Segundo, que diz respeito ao atentado que o mesmo sofrera em 1980. Hoje o nome Fátima é sinônimo de Nossa Senhora em muitos lugares, principalmente no Brasil. Talvez o local mais acorrido de peregrinações na face da terra, depois da Terra Santa. Em Fátima os milagres acontecem. E sempre com a mesma intensidade do tempo de Lúcia, Jacinto e Francisco. Oração Santíssima Virgem, que nos montes de Fátima vos dignastes revelar aos três pastorinhos os tesouros de graças que podemos alcançar, rezando o Santo Rosário, ajudai-nos a apreciar sempre mais esta santa oração, a fim de que, meditando os mistérios da nossa redenção, alcancemos as graças que insistentemente vos pedimos (peça agora a graça pretendida). "Ó Jesus, perdoai-nos; livrai-nos do fogo do inferno; levai todas as almas para o céu, especialmente as que mais precisarem". Maria Santíssima volvei vossos olhos misericordiosos para este mundo tão necessitado de Paz, de Saúde e Justiça. Vinde em nosso auxílio, Mãe dos Aflitos, e Socorrei-nos com Vosso Amor e Piedade. Nossa Senhora do Rosário de Fátima, rogai por nós. Rezar 1 Pai-Nosso, 1 Ave-Maria, 1 Glória ao Pai. 

domingo, 12 de maio de 2013

SANTO DO DIA 12/5 - SANTA JOANA

Santa Joana nasceu no dia 6 de fevereiro de 1452. Era filha de Dom Afonso V, rei de Portugal. Órfã de mãe aos 15 anos, tomou os encargos do governo da casa real. Levava vida penitente, usando cilício sob as vestes reais e passando as noites em oração. Jejuava freqüentemente e como divisa ou insígnia real usava uma coroa de espinhos. Os pobres, os enfermos, os presos, os religiosos viam nela a sua protetora e amparo. Conservava um livro onde ela anotava os nomes de todos os necessitados, o grau de pobreza de cada um e o dia em que deveria ser dada a esmola. Por ocasião da semana santa, lavava os pés de doze mulheres pobres e as presenteava com roupas, alimentos e dinheiro. Embora pretendida por muitos príncipes, entre eles o filho de Luis XI da França, e para espanto de todos, em 1471 recolheu-se temporariamente no mosteiro de Odívelos. Dali foi para o mosteiro de Aveiro, onde viveu despojada de tudo até a morte, no dia 12 de maio de 1490. Oração Prece do amor incondicional Deus, nosso Pai, Santa Joana tudo fez para aliviar as dores, os sofrimentos dos aflitos e dos necessitados. Seu coração foi terno e misericordioso; seu espírito, despojado; sua vida, fundada na simplicidade e na busca do Reino de Deus. Queremos também, nós, apoiados pela vossa graça redentora, redobrar a nossa confiança em vós e tudo fazer para que o otimismo, a coragem, a fé e a esperança na vida sejam nossas armas contra aquilo que nos contraria, nos entristece, arrefecendo nossa vontade de viver e superar as dificuldades que se abatem contra nós. Senhor, Deus nosso Pai, nós cremos nas promessas que a nós reservais já aqui nesta terra: viver em comunhão convosco e com nossos irmãos, pois somente assim somos fortes, somente assim guardamos a esperança na vida. 

sábado, 11 de maio de 2013

SANTO DO DIA 11/5 - AFONSO NAVARRO OVIEDO

Sacerdote diocesano foi assassinado no dia 11 de maio de 1977. Quatro homens armados invadiram sorrateiramente a casa paroquial e o crivaram de balas. Com ele foi assassinado Luisito Torres, um jovem de 14 anos, testemunha do crime. Antes de expirar, pediu para ser sepultado em sua capela. Afirmou ainda que sabia quem o matou, mas que os perdoava. Na verdade, seu assassinato foi uma conseqüência da vida comprometida com o Reino, com os pobres de Deus explorados, injustiçados e crucificados pelo poder constituído em El Salvador. No dia 13 de janeiro, já havia sofrido um atentado. Uma bomba explodira na garagem, destruindo completamente seu carro. A partir daí recrudesce a repressão, culminando com o assassinato de Pe. Rutilo Grande, no dia 12 de março. Apesar de tudo isso, Afonso Navarro continuava a denunciar. No dia de seu assassinato, havia sido intimado a depor. Tratava-se do caso da gravação de uma aula feita por uma de suas alunas, filha de militar graduado. Nada foi comprovado, a não ser a sua luta sincera e evangélica pela justiça em favor do povo oprimido. Oração Prece do Compromisso com os Pobres de Deus Deus, nosso Pai, pedimos pelos cristãos do silêncio; que tuas palavras lhe queimem as entranhas, e os faças superar a coação. Que não se calem como se não tivessem nada a dizer. Tu sabes o que convém à tua Igreja, se um fervor de catacumbas ou a rotina de uma "proteção" oficial. Dá-lhe o que seja melhor, mesmo que seja o cárcere e a pobreza. Livra-nos do silêncio diante da injustiça social; livra-nos do silêncio "prudente", para não nos comprometer. Tememos fazer limitado teu Evangelho; agora já não tem arestas, nem sobressalta a ninguém; quisemos convencer-nos de que se pode servir a ti e ao dinheiro. Senhor, livra tua Igreja de todo ressaibo mundano; que ela não pareça uma sociedade a mais, com seus caciques, seus acionistas, seus privilégios, seus funcionários e sua burocracia... 

sexta-feira, 10 de maio de 2013

SANTO DO DIA 10/5 - SÃO DAMIÃO DE MOLOKAI


Josef de Veuster-Wouters nasceu no dia 3 de janeiro de 1840, numa pequena cidade ao norte de Bruxelas, na Bélgica. Aos dezenove anos de idade, entra para a Ordem dos Padres do Sagrado Coração e toma o nome de Damião. Em seguida, é enviado para terminar seus estudos num colégio teológico em Paris.

A vida de Damião começou a mudar quando completou vinte e um anos de idade. Um bispo do Havaí, arquipélago do Pacífico, estava em Paris, onde ministrava algumas palestras e pretendia conseguir missionários para o local. Ele expunha os problemas daquela região e, especialmente, dos doentes de lepra, que eram exilados e abandonados numa ilha chamada Molokai, por determinação do governo.

Damião logo se interessou e se colocou à disposição para ir como missionário à ilha. Alguns fatos antecederam a sua ida. Uma epidemia de febre tifóide atingiu o colégio e seu irmão caiu doente. Damião ainda não era sacerdote, mas estava disposto a insistir que o aceitassem na missão rumo a Molokai. Escreveu uma carta ao superior da Ordem do Sagrado Coração, que, inspirado por Deus, permitiu a sua partida. Assim, em 1863 Damião embarcava para o Havaí, após ser ordenado sacerdote.

Chegando ao arquipélago, Damião logo se colocou a par da situação. A região recebera imigrantes chineses e com eles a lepra. Em 1865, temendo a disseminação da doença, o governo local decidiu isolar os doentes na ilha de Molokai. Nessa ilha existia uma península cujo acesso era impossível, exceto pelo mar. Assim, aquela península, chamada Kalauapa, tornou-se a prisão dos leprosos.

Para lá se dirigiu Damião, junto de três missionários que iriam revezar os cuidados com os leprosos. Os leprosos não tinham como trabalhar, roubavam-se entre si e matavam-se por um punhado de arroz. Damião sabia que ficaria ali para sempre, pois grande era o seu coração.

Naquele local abandonado, o padre começou a trabalhar. O primeiro passo foi recuperar o cemitério e enterrar os mortos. Com freqüência ia à capital, comprar faixas, remédios, lençóis e roupas para todos. Nesse meio tempo, escrevia para o jornal local, contando os terrores da ilha de Molokai. Essas notícias se espalharam e abalaram o mundo, todo tipo de ajuda humanitária começou a surgir. Um médico que contraíra a lepra ao cuidar dos doentes ouviu falar de Damião e viajou para a ilha a fim de ajudar.

No tempo que passou na ilha, Damião construiu uma igrejinha de alvenaria, onde passou a celebrar as missas. Também construiu um pequeno hospital, onde, ele e o médico, cuidavam dos doentes mais graves. Dois aquedutos completavam a estrutura sanitária tão necessária à vida daquele povoado. Porém a obra de Damião abrangeu algo mais do que a melhoria física do local, ele trouxe nova esperança e alívio para os doentes. Já era chamado apóstolo dos leprosos.

Numa noite de 1885, Damião colocou o pé esquerdo numa bacia com água muito quente. Percebeu que tinha contraído a lepra, pois não sentiu dor alguma. Havia passado cerca de dez anos desde que ele chegou à ilha e, milagrosamente, não havia contraído a doença até então. Com o passar do tempo, a doença o tomou por inteiro.

O doutor já havia morrido, assim como muitos dos amigos, quando, em 15 de abril de 1889, padre Damião de Veuster morreu. Em 1936, seu corpo foi transladado para a Bélgica, onde recebeu os solenes funerais de Estado. Em 1995, padre Damião de Molokai foi beatificado pelo papa João Paulo II e sua festa, designada para o dia 10 de maio.

quinta-feira, 9 de maio de 2013

SANTA DO DIA 09/5 - SANTA CATARINA DE BOLONHA

Santa Catarina de Bolonha viveu no século XV. Nasceu em Ferrara em 1413, Itália. Foi abadessa de um mosteiro em Bolonha. A sua vida chegou até nós envolta de fatos extraordinários. Assim, contam que no Natal de 1456 recebeu, das mãos de Nossa Senhora, o Menino Jesus. Sua maior preocupação era cumprir a vontade de Deus e servir os irmãos, especialmente os mais necessitados. É considerada uma das grandes místicas da Idade Média. Morreu em 1463, plenamente reconciliada com Deus. Oração Prece da vida nova e abundante Deus, nosso Pai, vós nos cativais mais do que ninguém; vós nos seduzis com o vosso amor. Senhor, nosso Deus e Pai, em Jesus vós nos rasgastes para nos mostrar a vossa morada santa: a vida será preservada e mantida, pois vós estais conosco, e para sempre é o vosso amor. Vinde, pois, Senhor, no murmúrio de vida que persiste em cada coração. Vinde, Senhor, no anseio de liberdade e de libertação que permeia a consciência dos povos oprimidos; no senso de justiça e de solidariedade que se oculta nas entranhas das nações ricas e opulentas, mas carentes de ideais e de promessas benditas e venturosas. Vós, Senhor, cativastes o homem, atraindo-o para vós, mostrando-lhe que é amando-vos que se descobre como pessoa, e o sentido da vida é revelado. 

quarta-feira, 8 de maio de 2013

SANTO DO DIA 08/5 - SÃO VITOR

São Vítor era soldado africano, proveniente da Mauritânia, e encontrava-se em Milão juntamente com Nabor e Félix quando foi preso e levado perante o tribunal. Declarando-se cristão, foi metido em uma prisão, onde passou seus dias sem comer e beber. Como ainda persistisse em se confessar cristão, foi flagelado e lançado outra vez na prisão. Ali foi torturado atrozmente com chumbo derretido derramado sobre as suas chagas. Mesmo assim conseguiu fugir, mas foi descoberto e decapitado (303). Seu corpo ficou insepulto durante uma semana, quando São Materno o encontrou e lhe deu digna sepultura. São Vítor é um dos santos mais populares de Milão. Ele é o patrono dos prisioneiros e dos exilados. Oração Prece do anseio pela libertação Deus, nosso Pai, ouvi esta prece que a vós elevam todos os aflitos, prisioneiros e exilados: Eu sou o homem que conheceu a miséria sob a vara de seu furor. Ele me guiou e me fez andar na treva e não na luz; só contra mim está ele volvendo e revolvendo sua mão todo o dia. Consumiu minha carne e minha pele, despedaçou os meus ossos. Edificou contra mim e envolveu minha cabeça de tormento. Fez-me habitar nas trevas como os que estão mortos para sempre. Cercou-me com um muro, não posso sair; tornou pesadas minhas cadeias. Por mais que eu grite por socorro ele abafa minha oração. Murou meus caminhos com pedras lavradas, obstruiu minhas veredas... Os favores do Senhor não terminaram, suas compaixões não se esgotam; elas se renovam todas as manhãs, grande é a sua felicidade! 

terça-feira, 7 de maio de 2013

SANTA DO DIA 07/5 - SANTA FLÁVIA DOMITILA

Eusébio de Cesaréia, em sua História Eclesiástica, afirma: Referem que no ano quinze de Domiciano (95 d.C.), (Flávia Domitila), sobrinha por parte da irmã de Flávio Clemente, que era então um dos cônsules de Roma, juntamente com numerosas pessoas, foi deportada para a ilha de Ponza, por ter confessado a Cristo. No martírio de Santa Flávia Domitila, nobre dama romana, vê a força penetrante do Evangelho na sociedade romana, conquistando adeptos até mesmo entre a família imperial. Oração Prece pelos que defendem a vida Deus, nosso Pai, Santa Flávia foi reduzida ao silêncio, porque confessou publicamente o vosso Nome. Velai, Senhor, por aqueles que, lutando pela justiça, foram reduzidos ao silêncio, exilados ou assassinados. Olhai por todos os silenciados da América Latina, por todos os que tiveram cassado o direito à expressão. Tende piedade também daqueles que criminosamente se calaram e por medo silenciaram a verdade, as corrupções, as mentiras, os crimes. Por causa desse silêncio homicida inocentes foram condenados e morreram, a justiça foi abafada e a vida protelada.Com a força da vossa Palavra, pronunciada no silêncio das eras e dos tempos, criastes os céus e a terra e tudo o que neles existem. Com a força da vossa Palavra, vosso Filho Jesus fez os cegos verem, os surdos ouvirem, os coxos andarem, e os pequeninos viram a vossa glória. Em nosso interior seja feito silêncio! Que no silêncio passemos por nossa interioridade em busca de nós mesmos, e, ao nos encontrar, nós vos achemos; e a vos achar encontremos o nosso próximo, vossa imagem e semelhança.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

SANTO DO DIA 06/5 - SANTO ANDRÉ KIM

Foram canonizados por João Paulo II, durante sua viagem à Coréia, no dia 6 de maio de 1984. Nesta ocasião, os coreanos, e com eles toda a Igreja, celebraram o segundo centenário da implantação do cristianismo na Coréia. No transcurso desses 200 anos, a Igreja católica na Coréia foi regada pelo sangue de seus mártires, cristãos de todas as idades e classes sociais: crianças, adultos, homens, mulheres, sacerdotes, leigos, ricos e pobres. Assim falou João Paulo II, na ocasião: Observai: mediante esta liturgia de canonização, os bem-aventurados mártires coreanos são inscritos no catálogo dos santos da Igreja católica. Estes são verdadeiros filhos e filhas da vossa Nação, juntamente com numerosos missionários vindos de outras terras. São os vossos antepassados, pela descendência, língua e cultura. Ao mesmo tempo, são os vossos pais e as vossas mães na fé que eles testemunharam derramando o próprio sangue. Oração Prece do compromisso com a justiça Deus, nosso Pai, hoje queremos invocar o vosso Nome Santo. A terra inteira está cheia das vossas maravilhas. Em Jesus Cristo todo homem pode proclamar o vosso louvor. Senhor, nós somos a vossa vinha e vós, o Agricultor (Isaías 5,1-2). Fazei, pois, que estejamos sempre unidos a Jesus, para que possamos produzir dignos frutos de justiça e de santidade. O meu amado tinha uma vinha em uma encosta fértil... No meio dela construiu uma torre e cavou um lagar. Com isto, esperava que ela produzisse uvas boas, mas só produziu uvas azedas... Pois bem, a vinha do Senhor dos Exércitos é a casa de Israel... Deles esperava o direito, mas o que produziram foi a transgressão; esperava a justiça, mas o que apareceu foram gritos no desespero (Isaías 5,1-2.7). 

domingo, 5 de maio de 2013

SANTO DO DIA 05/5 - SANTO ANGELO


Santo Ângelo nasceu em Jerusalém, em 1185. Morreu em Licata, na Sicília, no dia 5 de maio de 1220. Aos 18 anos, entrou na Ordem do Carmo (Palestina). Em 1213 foi ordenado sacerdote. Em 1219 foi enviado à Roma para defender os interesses de sua Ordem. Dali partiu para a Sicília, a fim de converter os hereges cátaros. Ali convertera cúmplice de um rico senhor que levava vida incestuosa. Por vingança, este mandou assassiná-lo. Santo Ângelo foi morto enquanto pregava na Igreja de São Tiago de Licata. Oração Prece na disponibilidade pelo reino Deus, nosso Pai, fazei que o nosso viver tenha como fundamento e inspiração a vossa Palavra. Que por ela nos deixemos questionar, contestar e desacomodar. Que nos coloquemos numa contínua atitude de conversão interior, pessoal e comunitariamente. Pela luz da fé, prossigamos com ânimo forte, procurando discernir, em meio às contradições, a vossa vontade e a vossa verdade sobre cada um de nós. Santo Ângelo pregou a conversão, a mudança de mente e de coração. Pagou com a própria vida o anúncio da verdade. Por sua intercessão, nós vos pedimos, Senhor: dai-nos um coração humilde para que reconheçamos nossos erros e, iluminados pela vossa Palavra, busquemos a verdade inscrita dentro de nossos corações. Senhor, Deus nosso Pai, nós cremos na força libertadora da vossa Palavra de amor; cremos que o vosso Espírito Santo age em nossos corações e que o seu fogo nos purifica de nossos pecados e iniqüidades. 

sábado, 4 de maio de 2013

SANTO DO DIA 04/05 - SÃO GREGÓRIO

São Gregório, o Iluminador, era primo de Tiridates III, rei da Armênia. Nasceu em Valarxabad, por volta do ano 257, e morreu em 332, aproximadamente. É chamado de "o Iluminador" por ter levado ao povo armênio ao cristianismo. Foi colaborador e conselheiro do rei. Ao ser descoberto como cristão, o rei lançou-o em uma prisão, onde ficou 14 anos no esquecimento. Foi libertado quando curou milagrosamente o rei de uma doença contagiosa. Tiridates III fez-se batizar e, juntamente com ele, toda sua corte. O cristianismo tornou-se a religião oficial. Por volta de 302, São Gregório tornou-se o metropolita da Capadócia e líder da jovem Igreja armênia. Seu filho Aristaques sucedeu-o, então, como chefe supremo dos cristãos. São Gregório retirou-se para a solidão, preparando-se desse modo para a morte. É venerado não somente como o Apóstolo e padroeiro da Armênia, mas também como evangelizador das Igrejas síria e greco-ortodoxa. Oração Prece da luz de Deus na história humana Deus, nosso Pai, mediante São Gregório, o Iluminador, a vossa luz chegou ao povo armênio. É o vosso Espírito, Senhor, que age na história humana, levando os homens à conversão, ao cumprimento do vosso mandamento de amor. É por vosso Espírito de amor que todos os povos, segundo as diversas épocas e circunstâncias históricas, conhecem a voz e se sentem atraídos por vós, pois é de amor, de ternura, de justiça, de paz e de reconciliação que falais. Mais uma vez a vossa luz nos ilumine e nos mostre o caminho da vida, mil vezes mais poderosa do que a morte. 

sexta-feira, 3 de maio de 2013

SANTO DO DIA 03/5 - SÃO TIAGO

São Tiago Menor foi o líder da primeira comunidade de Jerusalém (Atos dos Apóstolos 12,17). Era primo de Jesus e irmão de José, Simão e Judas, de Nazaré. Assim Mateus refere-se a ele: "Não é ele (Jesus) o filho do carpinteiro? Não se chama a mãe dele Maria e os seus irmãos Tiago, José, Simão e Judas?" (Mateus 13,55). No Concílio de Jerusalém, Tiago propôs que os gentios não fossem sobrecarregados com os rigores da Lei judaica (Atos dos Apóstolos 15,13-23). A sua proposta foi aceita. O próprio Paulo o denominou, juntamente com Céfas (Pedro) e João, "colunas da Igreja" (Gálatas 2,9). Tiago foi o primeiro apóstolo a dar a vida pelo Reino de Deus. Foi martirizado no ano 62 depois de Cristo. A ele é atribuída uma das sete epístolas denominadas católicas. Oração Prece do testemunho da verdade Deus, nosso Pai, São Tiago nos advertiu contra a intemperança em nosso modo de falar, pois é através da linguagem que construímos ou destruímos nossas relações com o próximo, criando inimizades, rixas e sofrimentos. Nossas palavras sejam respeitosas, prudentes, verazes e edificantes. Saibamos discernir entre a verdade e a mentira; não enganemos a ninguém, tampouco nos deixemos enganar por demagogos que se servem da palavra para defender seus interesses. Não nos calemos diante das injustiças; expulsai de nós "os demônios do medo disfarçados em silêncio, ortodoxia, disciplina, prudência, prestígio, segurança". Enfim, Senhor, saibamos ouvir a Palavra do Evangelho e colocá-la em prática, deixando que ela nos converta e nos faça instrumentos do Reino. 

quinta-feira, 2 de maio de 2013

SANTO DO DIA 02/5 - SANTO ATANÁSIO

Santo Atanásio nasceu em Alexandria, Egito, no ano 295. Em 325, como diácono, participou com o bispo Alexandre do Concílio de Nicéia. Mais tarde, sucedeu a Alexandre no bispado de Alexandria. Lutou ardorosamente contra a heresia de Ário, que afirmava não ser Cristo o Filho de Deus, esvaziando assim o mistério da redenção. Por esse motivo foi perseguido e por cinco vezes exilado, refugiando-se em desertos. Em uma dessas ocasiões, esteve com Santo Antão, cuja vida ele escreveu mais tarde. Santo Atanásio é uma figura de proa na luta contra as heresias que se abateram sobre a Igreja a partir do Edito de Milão (313). A Igreja viu-se obrigada a refletir de modo sistemático a fé recebida dos apóstolos, a formular com mais precisão os dogmas a respeito da divindade de Cristo. Atanásio foi o pivô de toda a discussão, preservando intacta na Igreja esta verdade teológica: Cristo é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. Morreu no ano 373. Oração Prece da fidelidade ao Deus da libertação Deus, nosso Pai, cremos com toda a mente e com todo o coração que Jesus, vosso Filho, é verdadeiramente homem e verdadeiramente Deus. É o "Verbo de Deus que se fez carne e habitou entre nós...". É a Ternura e a Misericórdia do Pai manifestada aos homens, aos homens de boa vontade, amantes da justiça e da verdade. É o Ressuscitado que caminha junto com o povo na sua luta de libertação, continuamente nos convocando à comunhão e à fraternidade. Pelo seu Espírito confessamos: Jesus é o Senhor. 

quarta-feira, 1 de maio de 2013

ORAÇÃO Á SÃO JOSÉ OPERÁRIO


Oração à São José Operário

Para pedir emprego.

Oh! meu querido Santo Trabalhador, que em vida fizestes a vontade de Deus através do trabalho, abra as portas do comércio para que eu possa conseguir um emprego. Dai-me forças e coragem para não desistir no primeiro não. Que eu tenha a disposição de Santa Teresa D'Ávila, a simplicidade de Maria de Nazaré, a força de Santo Antonio.

Orienta os nossos governantes para a distribuição dos bens do país. Protege as nossas famílias para que não se deixem vencer pela seca, pelo medo, pela violência, pela falta de trabalho e dê esperança no Domingo da ressurreição.

Meu São José, padroeiro dos trabalhadores, não me deixe sem o pão de cada dia e sem perspectiva de um novo dia para minha família. Prometo, com o dinheiro do meu futuro emprego, ajudar uma instituição de caridade a divulgar essa devoção.
Por Cristo Senhor Nosso. Amém.

Leia um texto da Bíblia. Mt.2, 13-23 e reze: Pai-Nosso..., Ave-Maria..., Glória ao Pai...


SANTO DO DIA 01/5 - SÃO JOSÉ OPERÁRIO

O 1º de Maio é o Dia do Trabalhador e festa de São José Operário. O Dia do Trabalhador tem uma história triste, está ligado ao massacre dos operários de Chicago. Diante da situação desumana a que eram submetidos, os trabalhadores, em número de uns 340 mil, se revoltaram, cruzaram os braços e exigiram mudanças radicais. Durante o confronto, seis deles foram assassinados e cinqüenta ficaram gravemente feridos. São José, esposo de Maria, era carpinteiro. Ao propô-lo como modelo e protetor dos operários, a Igreja quer que todos reconheçam a dignidade do trabalho e que o trabalhador seja respeitado enquanto pessoa humana e colaborador de Deus na obra da criação: Por Cristo, único Mediador, participa a humanidade da vida trinitária. Cristo hoje, sobretudo por sua atividade pascal, nos leva a participar do mistério de Deus. Por sua solidariedade conosco, nos torna capazes de vivificar pelo amor nossa atividade e transformar o nosso trabalho e nossa história em gesto litúrgico, isto é, de sermos protagonistas com ele da construção da convivência e das dinâmicas humanas que refletem o mistério de Deus e constituem sua glória que vive (DP 213). Oração Prece pelo trabalhador Ó glorioso São José, que velaste a tua incomparável e real dignidade de guarda de Jesus e da Virgem Maria, sob a humilde aparência de artífice, e com o teu trabalho sustentaste as suas vidas, protege com amável poder os teus filhos que estão a ti confiados. Tu conheces as angústias e sofrimentos deles, porque tu mesmo experimentaste isto ao lado de Jesus e de sua Mãe. Não permitas que, oprimidos por tantas preocupações, esqueçam o fim para que foram criador por Deus; não deixes que os germes da desconfiança lhes dominem as almas imortais. Recorda a todos os trabalhadores que - nos campos, nas fábricas, nas minas e nos laboratórios da ciência - não estão sós para trabalhar, gozar e servir, mas que junto a eles está Jesus com Maria, Mãe sua e nossa, para os suster, para lhes enxugar o suor e mitigar as fadigas. Ensina-lhes a fazer do trabalho, como fizeste tu, instrumento altíssimo de santificação (João XXIII).